Mensagens de alerta demoram 12 horas a chegar aos telemóveis

Estela Silva / Lusa

Os SMS de alerta enviados pela Proteção Civil não servem para emergências, pelo menos para já, até porque o sistema ainda está em fase de desenvolvimento.

De acordo com o Jornal de Notícias, as mensagens de alerta (SMS) dos avisos da Proteção Civil demoram cerca de 12 horas a chegar aos destinatários e, por isso, não cumprem o objetivo de avisar as populações em caso de emergência.

A iniciativa, que partiu do Ministério da Administração Interna (MAI) e arrancou a 1 de junho, consiste no envio de SMS pelas operadoras de telecomunicações nacionais para que as populações possam agir de acordo com o que lhes é recomendado.

No entanto, para já, este sistema nunca foi acionado. A Proteção Civil adiantou ao jornal que ainda está a ser desenvolvido e que o que está previsto para este ano é o envio de um SMS preventivo, emitido apenas em situações excecionais, em que seja declarado o estado de alerta especial, de nível vermelho, para incêndios rurais.

A Vodafone, uma das operadoras envolvidas, explicou ao JN que “visto tratar-se de uma situação preventiva”, a mensagem de texto apenas pode ser entregue “nas 12 horas imediatamente a seguir ao pedido efetuado pela Proteção Civil”.

Em declarações ao diário, Luís Correia, vice-presidente do Instituto Superior Técnico, reconheceu a dificuldade do sistema porque “o processamento da informação não é imediato”.

O especialista sugere a utilização de outros sistemas de alerta, lembrando que as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, também são bons meios para a emissão de alertas.

ANPC engana-se e aconselha a ligar para a Glassdrive

Na manhã desta quinta-feira, a distribuição deste tipo de mensagens já começou mal. Segundo o Diário de Notícias, a ANPC enviou um SMS para as pessoas de Beja e de Faro, recordando-as dos contactos disponíveis para esclarecer dúvidas em caso de incêndios.

No entanto, em vez do número de telefone da Proteção Civil, estava disponível o contacto 808 246 246 que, na verdade, pertence à empresa de substituição e reparação de vidros de automóveis Glassdrive. O número correto seria sim 800 246 246.

Em declarações ao diário, a empresa confirmou que já tinha recebido muitas chamadas de pessoas a pedir esclarecimentos sobre a mensagem de texto. Mais tarde, quando se tentava fazer a ligação era-se remetido para uma mensagem na qual se podia ouvir “não é possível completar a chamada” e a ligação desligava.

De acordo com o jornal, inicialmente a ANPC não tinha conhecimento desta falha mas, agora, fonte oficial já garantiu que se iria proceder ao reenvio da mensagem, desta vez com o número correto.

O Governo decidiu declarar “situação de alerta” até ao próximo dia 6 de agosto, próxima segunda-feira, devido à previsão de calor extremo e agravamento do risco de incêndio florestal.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. E há quem acredite no funcionalismo publico, nos politicos, etc… Talvez tambem acreditem no Pai Natal e na cegonha

  2. Eu não entendo porque é que inventam coisas que depois não funcionam ainda para mais se já existe tecnologia mais que testada para esse efeito. Os “iluminados” do governo já ouviram falar em “Difusão Celular”? Porque é que não obrigam por lei as operadores a terem este serviço público que é utilizado noutros países da UE (https://pt.wikipedia.org/wiki/Difus%C3%A3o_celular)? E com tantos engenheiros informáticos de qualidade que Portugal todos os anos forma nas Universidades, porque é que o estado português não desenvolve uma aplicação móvel para esse efeito? Vejam o exemplo da app NINA, do governo alemão, que funciona 5 estrelas, com vários tipos de avisos por áreas de localização (ex.: trovoadas e ventos fortes, perigos de incêndio ou inundações, etc. Informação sobre a app traduzida do alemão: https://translate.google.com/translate?sl=de&tl=pt&js=y&prev=_t&hl=de&ie=UTF-8&u=https%3A%2F%2Fwww.bbk.bund.de%2FDE%2FNINA%2FWarn-App_NINA_node.html)…

  3. Simplesmente incrível e anda esta gente a fazer propaganda diariamente fazendo crer que marcha tudo sobre rodas, de governantes a instituições sob o seu comando qual deles o pior e vão uma vez mais sair todos deste imbróglio de cara lavada. Ainda não há muitos dias para telefonar para a Protecção Civil de Santarém tive que consultar o Facebook e mesmo assim o número de telefone não era o adequado e quanto a mim estes números deveriam ser divulgados na comunicação social para estarem acessíveis e do conhecimento da maioria dos cidadãos, desta forma dão a entender que a P.C. é mais uma a servir para fogo de vista. Em caso de uma ocorrência grave aqui teríamos mais um caso gravíssimo sem consequências para os responsáveis se é que os há.

    • Sabes que isto ainda está em testes/desenvolvimento, não sabes?!
      Era só ler a notícia toda; invés de começar logo a disparatar!…

  4. Já te conheço dos comentários anteriores por seres mais papista do que o Papa mas sempre com a mania do espertismo, portanto em pleno mês de Agosto e um ano depois de tanta desgraça os “responsáveis” deste país andam ainda em ensaios quando tudo deveria estar em pleno funcionamento, claro que se morrerem mais umas dezenas de cidadãos nem tudo será perca pois alguns ganharão com o negócio, será essa as contas que muitos lhe deitam.

  5. Mas as mensagens de cobrança de saldo no telemóvel – essas nunca falham. Até são enviadas em duplicado. País de bananas.

  6. Não se aprende com o passado, foi justamente por falha na rede móvel que o tristemente célebre sistema de comunicações falhou e vai falhar novamente. Mas os iluminados deste país pagos a peso de ouro acham que difundir mensagens pela rede normal de telecomunicações móveis vai funcionar. Abençoados sejam pela vossa iluminação

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …