Siza Vieira também esteve na Metro Sul do Tejo enquanto era ministro

(dr) PS

Pedro Siza Vieira, novo Ministro Adjunto

O ministro Adjunto só deixou a presidência da Mesa da Assembleia Geral da Metro e Transportes do Sul um mês após ter tomado posse. Além disso, Pedro Siza Vieira continua a fazer parte da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná.

A situação de incompatibilidade de Pedro Siza Vieira ao acumular o cargo de ministro com o de sócio-gerente da Prática Magenta não foi a única. O ministro Adjunto ocupou também o cargo de presidente da mesa da assembleia geral da Metro e Transportes do Sul SA durante um mês após tomar posse.

Esta segunda irregularidade foi revelada pelo próprio na atualização do registo de interesses da Assembleia da República, documento no qual consta que Siza Vieira deixou a presidência da mesa da assembleia geral a 23 de novembro, quando tinha tomado posse a 21 de  outubro.

Ao Público, fonte do gabinete do ministro disse que Siza Vieira apresentou a sua renúncia ao cargo antes de tomar posse, mas isso não é explícito na nota enviada às redações.

“O ministro adjunto renunciou ao cargo em carta dirigida ao Fiscal Único e ao Conselho de Administração da referida Sociedade, na qual solicitou, igualmente, que a renúncia produzisse efeitos a partir de 19 de Outubro. Só em 23 de Novembro de 2017 se realizou Assembleia Geral da Sociedade, que deliberou a renúncia do ministro adjunto e a nomeação de novo presidente da mesa da Assembleia Geral”, refere a nota.

“O ministro adjunto foi convidado para o cargo em 18 de Outubro de 2017 e tomou posse no dia 21. Seria materialmente impossível que todas as renúncias produzissem efeitos em data anterior”, justifica-se ainda na nota.

A Metro Transportes do Sul SA é um consórcio liderado pelo grupo Barraqueiro, que integra construtoras como a Mota-Engil e a Teixeira Duarte. Segundo o jornal, a ligação de Pedro Siza Vieira ao grupo Barraqueiro deu-se ainda quando o agora ministro, representou o grupo através da Linklaters.

A falta de indicação da data precisa em que cessou funções como gerente da imobiliária Prática Magenta levou a que o grupo de trabalho do registo de interesses do parlamento a pedir explicações ao ministro Adjunto.

O ministro inscreveu ainda no documento que deixou as funções de presidente na Associação Portuguesa de Arbitragem em 2017, mas não indicou em que dia renunciou.

No entanto, Pedro Siza Vieira continua a fazer parte da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná, na qual está integrado desde 2015. O Público questionou a secretária-geral Victória Sbruzzi Messmar sobre que papel o ministro mantinha neste órgão.

“Declara-se, para os devidos fins, que o Dr. Pedro Siza Vieira faz parte da lista de árbitros e mediadores da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – CAMFIEP desde 2015, porém nunca atuou profissionalmente em nenhum procedimento arbitral por nós administrado e tão pouco foi remunerado pela prestação de serviços de qualquer natureza”, respondeu.

Manter-se na Câmara sem exercer qualquer cargo pode não significar uma situação de incompatibilidade. No entanto, os especialistas consultados pelo jornal aconselham Pedro Siza Vieira a abandonar esse cargo “para não gerar qualquer equívoco”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Em tempos «de outra cleptocracia» fiz humor enunciando planos para ser treinador de raposas guardiãs de galinheiros! Nunca imaginei esta realidade! Que mais ainda verei na minha vida? Se vierem a aprovar a lei do abate legal dos seres humanos abandonados ao sofrimento, a Segurança Social irá criar «clínicas de eutanásia»?

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …