Siza Vieira também esteve na Metro Sul do Tejo enquanto era ministro

(dr) PS

Pedro Siza Vieira, novo Ministro Adjunto

O ministro Adjunto só deixou a presidência da Mesa da Assembleia Geral da Metro e Transportes do Sul um mês após ter tomado posse. Além disso, Pedro Siza Vieira continua a fazer parte da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná.

A situação de incompatibilidade de Pedro Siza Vieira ao acumular o cargo de ministro com o de sócio-gerente da Prática Magenta não foi a única. O ministro Adjunto ocupou também o cargo de presidente da mesa da assembleia geral da Metro e Transportes do Sul SA durante um mês após tomar posse.

Esta segunda irregularidade foi revelada pelo próprio na atualização do registo de interesses da Assembleia da República, documento no qual consta que Siza Vieira deixou a presidência da mesa da assembleia geral a 23 de novembro, quando tinha tomado posse a 21 de  outubro.

Ao Público, fonte do gabinete do ministro disse que Siza Vieira apresentou a sua renúncia ao cargo antes de tomar posse, mas isso não é explícito na nota enviada às redações.

“O ministro adjunto renunciou ao cargo em carta dirigida ao Fiscal Único e ao Conselho de Administração da referida Sociedade, na qual solicitou, igualmente, que a renúncia produzisse efeitos a partir de 19 de Outubro. Só em 23 de Novembro de 2017 se realizou Assembleia Geral da Sociedade, que deliberou a renúncia do ministro adjunto e a nomeação de novo presidente da mesa da Assembleia Geral”, refere a nota.

“O ministro adjunto foi convidado para o cargo em 18 de Outubro de 2017 e tomou posse no dia 21. Seria materialmente impossível que todas as renúncias produzissem efeitos em data anterior”, justifica-se ainda na nota.

A Metro Transportes do Sul SA é um consórcio liderado pelo grupo Barraqueiro, que integra construtoras como a Mota-Engil e a Teixeira Duarte. Segundo o jornal, a ligação de Pedro Siza Vieira ao grupo Barraqueiro deu-se ainda quando o agora ministro, representou o grupo através da Linklaters.

A falta de indicação da data precisa em que cessou funções como gerente da imobiliária Prática Magenta levou a que o grupo de trabalho do registo de interesses do parlamento a pedir explicações ao ministro Adjunto.

O ministro inscreveu ainda no documento que deixou as funções de presidente na Associação Portuguesa de Arbitragem em 2017, mas não indicou em que dia renunciou.

No entanto, Pedro Siza Vieira continua a fazer parte da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná, na qual está integrado desde 2015. O Público questionou a secretária-geral Victória Sbruzzi Messmar sobre que papel o ministro mantinha neste órgão.

“Declara-se, para os devidos fins, que o Dr. Pedro Siza Vieira faz parte da lista de árbitros e mediadores da Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – CAMFIEP desde 2015, porém nunca atuou profissionalmente em nenhum procedimento arbitral por nós administrado e tão pouco foi remunerado pela prestação de serviços de qualquer natureza”, respondeu.

Manter-se na Câmara sem exercer qualquer cargo pode não significar uma situação de incompatibilidade. No entanto, os especialistas consultados pelo jornal aconselham Pedro Siza Vieira a abandonar esse cargo “para não gerar qualquer equívoco”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Em tempos «de outra cleptocracia» fiz humor enunciando planos para ser treinador de raposas guardiãs de galinheiros! Nunca imaginei esta realidade! Que mais ainda verei na minha vida? Se vierem a aprovar a lei do abate legal dos seres humanos abandonados ao sofrimento, a Segurança Social irá criar «clínicas de eutanásia»?

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …