Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers “fartaram-se das fake news”

Stefani Reynolds / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira.

Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada quando os nomes de domínio são apreendidos por agentes da autoridade. Na mensagem lia-se: “Este site foi confiscado” porque “o mundo está farto das fake news divulgadas diariamente pelo presidente Donald J. Trump”.

De acordo com o The Register, os piratas informáticos convidavam ainda os internautas a doar criptomoedas a duas carteiras para votar a favor ou contra o vazamento de provas que alegadamente incriminariam o presidente. Esta terá sido uma tentativa fraudulenta de os hackers ficarem com as criptomoedas das pessoas.

Apenas meia hora depois, o problema já tinha sido resolvido pelos técnicos informáticos responsáveis pelo site do presidente norte-americano.

O aspeto do site da campanha de Donald Trump quando foi hackeado.

O ataque informático surge poucos dias após Donald Trump ter dito que “ninguém é hackeado” a menos que seja por “alguém com QI de 197” e que mesmo assim “precisa de cerca de 15% da sua senha”.

“O site foi vandalizado e estamos a trabalhar com as autoridades policiais para investigar a origem do ataque”, disse um porta-voz da campanha de Donald Trump. “Não houve exposição de dados confidenciais porque nenhum deles está realmente armazenado no site. O site foi restaurado”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Vítor Oliveira. O "rei das subidas" tinha 67 anos

O treinador de futebol Vítor Oliveira morreu, neste sábado, durante uma caminhada. Tinha 67 anos de idade e terá sofrido um ataque cardíaco. Depois das mortes de Maradona e de Reinaldo Teles, chega a má notícia …

Governo vai mobilizar professores sem horário para combater pandemia

O Governo vai convocar professores sem horário para combater pandemia. A mobilização consta de um despacho publicado em Diário da República esta sexta-feira. De acordo com o Público, o Governo vai mobilizar os professores sem atividade …

Portugal regista 87 mortes e mais 4.868 novos casos. É o segundo pior dia em número de óbitos

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) deste sábado, há 4.868 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, registaram-se 87 mortes. Nas últimas 24 horas, Portugal registou 87 mortes e 4.868 …

Procura-se o 'Príncipe' que terá recebido luvas da Odebrecht através de amigo de Salgado

O Ministério Público (MP) está a tentar chegar à identidade do 'Príncipe', o nome de código de um cidadão português que terá recebido alegadas "luvas" pagas pela construtora brasileira Odebrecht através da conta de um …

Apoios a trabalhadores informais já foram pagos a 11 mil pessoas

A ministra Ana Mendes Godinho avançou que os apoios aos trabalhadores sem proteção social, como os informais, já foram pagos e abrangem 11 mil beneficiários. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, …

O "mal" de Marcelo e o Mestre de Avis no segundo dia do Congresso do PCP

A intervenção de João Ferreira, o candidato presidencial do PCP, está a marcar, para já, o segundo dia do XXI congresso nacional do partido que começou, neste sábado, pouco depois das 9 da manhã, no …

O melhor golo da jornada na Liga dos Campeões é português

Um dos dois golos marcados por Bruno Fernandes foi eleito o melhor da jornada na Liga dos Campeões. Na vitória por 4-1 do Manchester United sobre o Basaksehir, o internacional português ainda abriu mão …

Aberto inquérito para investigar morte de Maradona (e há denúncias graves contra os que lhe eram próximos)

A justiça argentina abriu um inquérito para determinar se houve negligência na morte de Diego Maradona. Entretanto, um amigo do ex-futebolista acusa aqueles que o rodeavam de lhe darem cerveja para que não estivesse em …

Lukashenko diz que vai deixar o poder depois das reformas constitucionais

O Presidente da Bielorrússia afirmou, esta sexta-feira, que deixará de liderar o país depois da aprovação das reformas constitucionais, que propôs para acalmar os protestos que se sucedem desde as Presidenciais de agosto. "Não estou a …

Dinamarca vai desenterrar e incinerar cadáveres de milhões de martas

O Governo dinamarquês anunciou, esta sexta-feira, que está disposto a exumar e incinerar os cadáveres de milhões de martas enterradas à pressa, depois de terem sido sacrificadas. Milhões de martas foram mortas porque poderiam ser a …