Site publica as faltas (com e sem justificação) dos deputados

As ausências nas sessões da Assembleia da República por parte dos deputados são frequentemente tema de conversa nas mais variadas instâncias da opinião pública. Para tornar mais transparente este tema e mostrar às pessoas quais os deputados que mais faltam, surgiu o site O Ponto do Parlamento.

O site foi produzido pela Waveweb, empresa que no seu portfolio concebeu soluções idênticas para monitorizar o estado das linhas do Metro de Lisboa ou até mesmo a propagação do vírus do Ébola.

No O Ponto do Parlamento e possível consultar as presenças de membros da Assembleia da República em outras legislaturas, constando informação desde 1995, ou seja, desde há oito governos atrás.

Ao dispor dos visitantes estão filtros úteis por cores partidárias, e as listagens podem ser ordenadas pelos deputados que mais faltas têm no total, justificadas ou injustificadas, entre outras. Cada deputado tem a sua própria ficha com dados da sua actividade parlamentar.

Analisando o ranking dos deputados mais faltosos, em primeiro lugar surge o deputado Paulo Pisco, do PS, com 29% de faltas, correspondentes a 45 ausências em 157 sessões. O deputado, coordenador da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, tem no entanto justificação para 43 das suas 45 faltas.

Em segundo lugar na lista de deputados mais faltosos, surge outro deputado socialista, Miranda Calha, com 27% de faltas, e o pódio encerra com o deputado social-democrata Carlos Alberto Gonçalves, com 25%.

-

A deputada socialista Luísa Salgueiro, com 6 faltas sem justificação (13%) lidera o raking dos deputados com mais faltas injustificadas, seguida da antiga ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, do PSD, com 5, e do socialista Luís Soares, com 4.

Na lista dos dez deputados com mais faltas sem justificação há 7 mulheres. 4 deles são deputados do PS, 4 do CDS e 2 do PSD.

48 deputados nunca faltaram a qualquer sessão parlamentar. A lista dos menos faltosos é composta por 21 deputados do PSD, 9 do PS, 8 do CDS, 6 do Bloco de Esquerda, 3 do PCP, e a deputada Heloísa Apolónio, do partido Os Verdes.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …

Encontrado no Alentejo anfiteatro romano da antiga Lusitânia

O quinto anfiteatro romano conhecido na província da Lusitânia foi identificado por arqueólogos na cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, no Alto Alentejo. Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Marvão, distrito …

Depois da glória o calvário. Jesus assobiado após eliminação do Flamengo da Copa do Brasil

O Flamengo do português Jorge Jesus foi eliminado nos quartos de final da Copa do Brasil de futebol, ao perder frente ao Athletico Paranaense, por 3-1, nas grandes penalidades, após um empate a 1-1 no …

Cerca de 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que lhes podem salvar a vida

No último ano, quase 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que potencialmente lhes poderiam salvar a vida, deixando-as imunes a doenças como sarampo. Os dados são revelados pelas Nações Unidas, que alertam para “a preocupante …

Piloto da TAP encontrado morto em Estugarda. Operado ao coração, mas apto para voar

Um piloto da TAP de 38 anos foi encontrado morto no quarto de hotel na cidade de Estugarda, na Alemanha. Duarte Pato, que teria um historial de problemas cardíacos, mas que estava apto para pilotar, …