Site publica as faltas (com e sem justificação) dos deputados

As ausências nas sessões da Assembleia da República por parte dos deputados são frequentemente tema de conversa nas mais variadas instâncias da opinião pública. Para tornar mais transparente este tema e mostrar às pessoas quais os deputados que mais faltam, surgiu o site O Ponto do Parlamento.

O site foi produzido pela Waveweb, empresa que no seu portfolio concebeu soluções idênticas para monitorizar o estado das linhas do Metro de Lisboa ou até mesmo a propagação do vírus do Ébola.

No O Ponto do Parlamento e possível consultar as presenças de membros da Assembleia da República em outras legislaturas, constando informação desde 1995, ou seja, desde há oito governos atrás.

Ao dispor dos visitantes estão filtros úteis por cores partidárias, e as listagens podem ser ordenadas pelos deputados que mais faltas têm no total, justificadas ou injustificadas, entre outras. Cada deputado tem a sua própria ficha com dados da sua actividade parlamentar.

Analisando o ranking dos deputados mais faltosos, em primeiro lugar surge o deputado Paulo Pisco, do PS, com 29% de faltas, correspondentes a 45 ausências em 157 sessões. O deputado, coordenador da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, tem no entanto justificação para 43 das suas 45 faltas.

Em segundo lugar na lista de deputados mais faltosos, surge outro deputado socialista, Miranda Calha, com 27% de faltas, e o pódio encerra com o deputado social-democrata Carlos Alberto Gonçalves, com 25%.

-

A deputada socialista Luísa Salgueiro, com 6 faltas sem justificação (13%) lidera o raking dos deputados com mais faltas injustificadas, seguida da antiga ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, do PSD, com 5, e do socialista Luís Soares, com 4.

Na lista dos dez deputados com mais faltas sem justificação há 7 mulheres. 4 deles são deputados do PS, 4 do CDS e 2 do PSD.

48 deputados nunca faltaram a qualquer sessão parlamentar. A lista dos menos faltosos é composta por 21 deputados do PSD, 9 do PS, 8 do CDS, 6 do Bloco de Esquerda, 3 do PCP, e a deputada Heloísa Apolónio, do partido Os Verdes.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …