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Site norueguês obriga leitores a provar que leram as notícias antes de poderem comentar

European Parliament / Flickr

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A NRK, a emissora pública de televisão e rádio da Noruega, decidiu implementar uma espécie de “quiz” para garantir que os seus leitores leram as notícias antes de as poderem comentar.

Desde o mês passado que a NRKbeta, uma versão “tech” da emissora pública norueguesa de televisão e rádio, começou a introduzir, em alguns dos seus artigos, uma espécie de questionário para assegurar que os leitores que querem comentar leram de facto a peça.

Para ter acesso à zona de comentários, os utilizadores têm de responder a um “quiz”, composto por três perguntas de escolha múltipla, sobre o assunto do artigo em questão.

Esta iniciativa foi tomada para tentar evitar os comentários furiosos e ataques infundados que tão frequentemente se geram entre os leitores e que, na maioria das vezes, acontecem mesmo por falta de informação.

“Nós achamos que tínhamos de fazer a nossa parte para tentar garantir que as pessoas têm a mesma base antes de comentarem. Se todos concordam que é isto que o artigo diz, vão ter uma base muito melhor para comentar”, explicou o jornalista Ståle Grut, ao site Nieman Lab.

Além disso, forçar os utilizadores a passar mais algum tempo extra a pensar no que vão comentar, também vai ajudar a medir o tom com que o vão fazer. “Se gastam 15 segundos a fazê-lo, então são provavelmente menos 15 segundos que vão diminuir a intensidade do modo furioso com que as pessoas comentam”, afirma o editor Marius Arnesen.

“Estamos a tentar estabelecer um terreno comum no que toca ao debate. Se vão debater alguma coisa, é importante saberem o que está e o que não está no artigo”, diz ainda.

A ferramenta foi testada há duas semanas, num artigo que abordava uma proposta de lei controversa sobre a vigilância digital no país. Graças ao questionário, o grupo de comentadores teve uma postura saudável: partilharam livros e pesquisas, fizeram perguntas esclarecedoras e optaram por respostas construtivas.

ZAP //

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