Site do Continente volta a estar online. Cibercriminosos divulgam 27 gigabytes de dados

O site do Continente já se encontra disponível esta quarta-feira, depois do ataque informático à Sonae. Os hackers divulgaram56 ficheiros na dark web.

De acordo com o Expresso, o grupo RansomEXX disponibilizou na dark web 56 ficheiros com um total de 27 GigaBytes, alegadamente extraídos dos sistemas que suportam o site e o cartão do Continente e o site da Wells.

Os ficheiros debruçam-se no negócio em si e não nos clientes. Num deles, os hackers revelam uma captura de ecrã com dados que aparentam remeter para um inventário de vários produtos à venda nos supermercados.

Os documentos encontram-se disponíveis para livre consulta e download de quem descobrir o site no denominado lado oculto da Internet.

O semanário contactou a Sonae MC, que recusou prestar qualquer declaração adicional, tendo remetido para o comunicado enviado esta terça-feira, no qual dava conta de que o ataque não conseguiu extrair dados de clientes do Continente ou da Wells.

A Sonae MC não confirma que o ataque de que foi alvo é um ransomware, nem se pronuncia sobre a veracidade da reivindicação do grupo RansomEXX. Também não há confirmação da empresa que gere a marca Continente sobre a existência de um pedido de resgate ou dos hipotéticos valores exigidos pelos cibercriminosos.

Entretanto, esta quarta-feira, o site do Continente voltou ao ativo. Segundo o Público, outras aplicações afetadas pelo ataque informático de 30 de março estão em fase de testes finais, como é o caso da app do cartão Continente ou do site da Wells.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.