Sismo de magnitude 6,1 em Osaka faz três mortos e 200 feridos

Jiji Press Editorial / EPA

Esta segunda-feira, um sismo de magnitude 6,1 provocou, pelo menos, três mortos e 200 feridos em Osaka, no Japão. O abalo causou estragos em estradas, habitações e zonas industriais.

De acordo com a televisão pública japonesa NHK, pelo menos três pessoas morreram e 200 ficaram feridas na sequência de um tremor de terra com magnitude 6,1 na escala de Ritcher que abalou, na manhã desta segunda-feira, a cidade de Osaka, por volta das 8h locais.

O epicentro do sismo localizou-se em terra e não foi emitido qualquer alerta de tsunami. “Estávamos a dormir e isto acordou-nos de forma abrupta”, disse à Reuters a norte-americana Kate Kipatrick, alojada num hotel em Osaka. “Pensei que era um pesadelo e estava tão confusa, o mundo todo estava a abanar de forma violenta.”

Segundo o Público, o sismo foi também sentido com intensidade em Quioto e Nara durante a hora de ponta das cidades, levando à interrupção da circulação de comboios de alta velocidade, ao encerramento de três aeroportos, tendo ainda causado danos em habitações, escritórios e vias públicas.

A agência meteorológica do país tinha ao início da manhã declarado que o sismo tinha uma magnitude de 5,9, mas cerca de duas horas atualizou o valor para 6,1. O Governo reuniu-se de emergência, tendo o primeiro-ministro, Shinzo Abe, dito que a prioridade era a segurança dos cidadãos.

Por volta das 02h10 em Portugal Continental, havia indicação de apenas cinco feridos, mas a televisão NHK indicava que tinham sido encontradas vítimas “sem sinais vitais”, um termo habitualmente usado pela imprensa relativamente a mortes que não foram confirmadas oficialmente.

O Japão está localizado no chamado Anel de Fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …