Sismo de magnitude 6,1 em Osaka faz três mortos e 200 feridos

Jiji Press Editorial / EPA

Esta segunda-feira, um sismo de magnitude 6,1 provocou, pelo menos, três mortos e 200 feridos em Osaka, no Japão. O abalo causou estragos em estradas, habitações e zonas industriais.

De acordo com a televisão pública japonesa NHK, pelo menos três pessoas morreram e 200 ficaram feridas na sequência de um tremor de terra com magnitude 6,1 na escala de Ritcher que abalou, na manhã desta segunda-feira, a cidade de Osaka, por volta das 8h locais.

O epicentro do sismo localizou-se em terra e não foi emitido qualquer alerta de tsunami. “Estávamos a dormir e isto acordou-nos de forma abrupta”, disse à Reuters a norte-americana Kate Kipatrick, alojada num hotel em Osaka. “Pensei que era um pesadelo e estava tão confusa, o mundo todo estava a abanar de forma violenta.”

Segundo o Público, o sismo foi também sentido com intensidade em Quioto e Nara durante a hora de ponta das cidades, levando à interrupção da circulação de comboios de alta velocidade, ao encerramento de três aeroportos, tendo ainda causado danos em habitações, escritórios e vias públicas.

A agência meteorológica do país tinha ao início da manhã declarado que o sismo tinha uma magnitude de 5,9, mas cerca de duas horas atualizou o valor para 6,1. O Governo reuniu-se de emergência, tendo o primeiro-ministro, Shinzo Abe, dito que a prioridade era a segurança dos cidadãos.

Por volta das 02h10 em Portugal Continental, havia indicação de apenas cinco feridos, mas a televisão NHK indicava que tinham sido encontradas vítimas “sem sinais vitais”, um termo habitualmente usado pela imprensa relativamente a mortes que não foram confirmadas oficialmente.

O Japão está localizado no chamado Anel de Fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vai a leilão o menu do primeiro jantar a bordo do Titanic (e pertencia ao mordomo)

A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na …

Loures vs Sporting | Passagem com serviços mínimos

O Sporting assegurou hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao vencer 2-1 o Loures, do Campeonato de Portugal, em jogo disputado em Alverca. O Sporting, último dos três ‘grandes’ a …

Astrónomos detetam "parente cósmico" de ondas gravitacionais

Há cerca de um ano, os astrónomos relataram animadamente a primeira deteção de ondas eletromagnéticas, ou luz, de uma fonte de ondas gravitacionais. Agora, um ano depois, investigadores estão a anunciar a existência de um …

Real Madrid de Lopetegui é já o pior de sempre da história do clube

O Real Madrid registou este sábado um recorde negativo em toda a história do clube, ao estar 481 minutos sem apontar um golo, o que supera a marca de 464 minutos que perdurava desde a …

Animais da União Zoófila em risco de ficar sem comida

A União Zoófila disse estar a ficar sem ração para alimentar os animais, por ter enfrentado "dificuldades para organizar campanhas em grandes superfícies". Esta quinta-feira, a União Zoófila  afirmou ter ração apenas para mais dois dias, …

Tancos. Marcelo garante desconhecer factos sobre reaparecimento das armas

O presidente da República garantiu este sábado à Lusa desconhecer os factos na base do desaparecimento e reaparecimento das armas de Tancos, recordando que tem insistido no esclarecimento de “toda a verdade, doa a quem …

Director da PJ apanhado a avisar PJM da investigação no caso Tancos

Escutas telefónicas efectuadas no âmbito da Operação Húbris, que investiga o modo como foram recuperadas as armas roubadas em Tancos, terão apanhado o então director da Polícia Judiciária (PJ), Almeida Rodrigues, a alertar o director …

Fotografias dos suspeitos que fugiram do tribunal investigadas

O ministro da Administração Interna determinou esta sexta-feira a abertura de um inquérito para apurar os contornos da fuga de três homens do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, bem como sobre a divulgação …

Portugueses vão pagar mais 15% em taxas e taxinhas em 2019

O Governo conta amealhar mais de 3 mil milhões de euros em 2019, com taxas, multas, juros e outras penalidades, conforme está inscrito no Orçamento de Estado para o próximo ano. Trata-se de um crescimento …

Parlamento da Macedónia aprova mudança de nome do país

O parlamento da Macedónia aprovou na sexta-feira o lançamento do processo para mudar na Constituição o nome do país para "República da Macedónia do Norte”, primeiro passo para pôr fim ao diferendo com a Grécia. "O …