/

Sismo de magnitude 6,1 em Osaka faz três mortos e 200 feridos

Jiji Press Editorial / EPA

Esta segunda-feira, um sismo de magnitude 6,1 provocou, pelo menos, três mortos e 200 feridos em Osaka, no Japão. O abalo causou estragos em estradas, habitações e zonas industriais.

De acordo com a televisão pública japonesa NHK, pelo menos três pessoas morreram e 200 ficaram feridas na sequência de um tremor de terra com magnitude 6,1 na escala de Ritcher que abalou, na manhã desta segunda-feira, a cidade de Osaka, por volta das 8h locais.

O epicentro do sismo localizou-se em terra e não foi emitido qualquer alerta de tsunami. “Estávamos a dormir e isto acordou-nos de forma abrupta”, disse à Reuters a norte-americana Kate Kipatrick, alojada num hotel em Osaka. “Pensei que era um pesadelo e estava tão confusa, o mundo todo estava a abanar de forma violenta.”

Segundo o Público, o sismo foi também sentido com intensidade em Quioto e Nara durante a hora de ponta das cidades, levando à interrupção da circulação de comboios de alta velocidade, ao encerramento de três aeroportos, tendo ainda causado danos em habitações, escritórios e vias públicas.

A agência meteorológica do país tinha ao início da manhã declarado que o sismo tinha uma magnitude de 5,9, mas cerca de duas horas atualizou o valor para 6,1. O Governo reuniu-se de emergência, tendo o primeiro-ministro, Shinzo Abe, dito que a prioridade era a segurança dos cidadãos.

Por volta das 02h10 em Portugal Continental, havia indicação de apenas cinco feridos, mas a televisão NHK indicava que tinham sido encontradas vítimas “sem sinais vitais”, um termo habitualmente usado pela imprensa relativamente a mortes que não foram confirmadas oficialmente.

O Japão está localizado no chamado Anel de Fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.