Sismo de magnitude 6,1 em Osaka faz três mortos e 200 feridos

Jiji Press Editorial / EPA

Esta segunda-feira, um sismo de magnitude 6,1 provocou, pelo menos, três mortos e 200 feridos em Osaka, no Japão. O abalo causou estragos em estradas, habitações e zonas industriais.

De acordo com a televisão pública japonesa NHK, pelo menos três pessoas morreram e 200 ficaram feridas na sequência de um tremor de terra com magnitude 6,1 na escala de Ritcher que abalou, na manhã desta segunda-feira, a cidade de Osaka, por volta das 8h locais.

O epicentro do sismo localizou-se em terra e não foi emitido qualquer alerta de tsunami. “Estávamos a dormir e isto acordou-nos de forma abrupta”, disse à Reuters a norte-americana Kate Kipatrick, alojada num hotel em Osaka. “Pensei que era um pesadelo e estava tão confusa, o mundo todo estava a abanar de forma violenta.”

Segundo o Público, o sismo foi também sentido com intensidade em Quioto e Nara durante a hora de ponta das cidades, levando à interrupção da circulação de comboios de alta velocidade, ao encerramento de três aeroportos, tendo ainda causado danos em habitações, escritórios e vias públicas.

A agência meteorológica do país tinha ao início da manhã declarado que o sismo tinha uma magnitude de 5,9, mas cerca de duas horas atualizou o valor para 6,1. O Governo reuniu-se de emergência, tendo o primeiro-ministro, Shinzo Abe, dito que a prioridade era a segurança dos cidadãos.

Por volta das 02h10 em Portugal Continental, havia indicação de apenas cinco feridos, mas a televisão NHK indicava que tinham sido encontradas vítimas “sem sinais vitais”, um termo habitualmente usado pela imprensa relativamente a mortes que não foram confirmadas oficialmente.

O Japão está localizado no chamado Anel de Fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém consegue decifrar inscrições misteriosas encontradas em folhas de palmeira

Uma inscrição antiga, numa Língua que ninguém consegue identificar, está entre os mais de 70 mil manuscritos recolhidos de diferentes lugares na Índia e que fazem parte do acervo da Biblioteca de Manuscritos Orientais do …

Quantidade de açúcar nos pacotes volta a diminuir em 2020

Os pacotes individuais de açúcar vendidos nas prateleiras e nos espaços de restauração dos supermercados vão ter menos quantidade a partir de 2020, dois anos depois de ter passado das 8 para as 5/6 gramas.  …

Ryanair prevê cancelamento de 600 voos na Europa, 100 só em Portugal

A companhia aérea Ryanair indicou na quarta-feira que prevê cancelar até 300 voos diários dos dias 25 e 26 deste mês, devido a perturbações provocadas pela greve de tripulantes de cabine em Portugal, Espanha e …

Há um enorme tesouro de diamantes escondido nas profundezas da Terra

Há toneladas de diamantes escondidos no interior da Terra, enterrados a mais de 160.000 metros abaixo da superfície, apurou um estudo científico realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em parceria com várias Universidades dos …

Produtos sem glúten têm mais gordura, açúcar e aditivos

A revista francesa “60 Milhões de Consumidores“ lançou recentemente um alerta sobre os produtos que não contêm glúten e chamou a atenção dos franceses que adotaram uma alimentação sem esta proteína. Ao contrário do que se …

Fio magnético pode vir a ser usado para detetar cancro

Investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveram um fio magnético que poderá vir a ser utilizado para detetar células cancerígenas. A ideia é que este fio magnético seja inserido na veia …

Desvendado mistério do papiro de Basileia

Durante séculos, ninguém o conseguiu ler. Agora, o mistério do papiro de Basileia foi finalmente desvendado, graças à ajuda da luz ultravioleta. Um equipa de cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, descobriu que o papiro …

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …