Sismo de magnitude 4.3 sentido em São Miguel

Um sismo de magnitude 4,3 na escala de Richter foi ocorreu hoje nos Açores, não existindo registo de danos pessoais ou materiais, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o sismo ocorreu pelas 18:39 e foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores.

“O epicentro localizou-se a 25 quilómetros a oeste-noroeste de Ginetes, São Miguel”, refere o IPMA, explicando que foi sentido na região de Mosteiros, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região de Mosteiros, intensidade III nas regioes de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca”, lê-se na nota do IPMA.

O IPMA refere que, até ao momento, não foram detetados danos pessoais ou materiais, e aconselha a população a seguir as indicações da Proteção Civil, em caso de necessidade.

Durante a madrugada do passado dia 12 de fevereiro, o IPMA detetou um aumento acentuado da atividade sísmica nos Açores, tendo sido registados cerca de 300 sismos na região.

Quatro dias mais tarde, a terra ainda não tinha parado de tremer, tendo então ocorrido um último sismo com  magnitude 2,3 em São Miguel.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os Açores estão em maus lençois, por um lado a terra treme e de vez em quando treme violentamente e por outros os ianques contaminaram a ilha Terceira toda.

RESPONDER

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …