Sismo de magnitude 4.3 sentido em São Miguel

Um sismo de magnitude 4,3 na escala de Richter foi ocorreu hoje nos Açores, não existindo registo de danos pessoais ou materiais, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o sismo ocorreu pelas 18:39 e foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores.

“O epicentro localizou-se a 25 quilómetros a oeste-noroeste de Ginetes, São Miguel”, refere o IPMA, explicando que foi sentido na região de Mosteiros, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região de Mosteiros, intensidade III nas regioes de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca”, lê-se na nota do IPMA.

O IPMA refere que, até ao momento, não foram detetados danos pessoais ou materiais, e aconselha a população a seguir as indicações da Proteção Civil, em caso de necessidade.

Durante a madrugada do passado dia 12 de fevereiro, o IPMA detetou um aumento acentuado da atividade sísmica nos Açores, tendo sido registados cerca de 300 sismos na região.

Quatro dias mais tarde, a terra ainda não tinha parado de tremer, tendo então ocorrido um último sismo com  magnitude 2,3 em São Miguel.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os Açores estão em maus lençois, por um lado a terra treme e de vez em quando treme violentamente e por outros os ianques contaminaram a ilha Terceira toda.

RESPONDER

Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e …

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …