Sismo no Haiti provocou 15 mortos e 333 feridos

O número de mortos no Haiti, devido ao sismo que ocorreu no sábado, subiu para 15, existindo ainda 333 feridos, anunciou esta terça-feira a Proteção Civil local, referindo que cerca de sete mil casas foram destruídas.

Em Port-de-Paix, no departamento do noroeste do Haiti e o local mais próximo do epicentro do sismo de magnitude 5,9, morreram nove pessoas, enquanto outras cinco morreram em Gros Morne, no departamento de Artibonite, e uma em Saint-Louis du Nord.

O diretor da Proteção Civil, Jerry Chandler, afirmou que as equipas de socorro estão no terreno e apelou aos cidadãos para estarem “vigilantes em caso de novos sismos”.

Jerry Chandler salientou que está consciente da vulnerabilidade do país e da fragilidade das suas infraestruturas, e salientou que o Haiti tem que “se preparar melhor”, referindo que está a trabalhar com vários ministérios para “lutar contra as más construções”.

“O problema é muito grande e existe em todo o país, temos de resolvê-lo, mas não é fácil”, afirmou. Já o porta-voz do Governo, Eddy Jackson Alexis, reconheceu que a situação é “complicada” e que as autoridades se estão a esforçar para “responder e ajudar as pessoas” afetadas pelo sismo.

O epicentro do sismo que correu no sábado foi registado na costa noroeste, a 20 quilómetros a norte de Port-de-Paix e a 175 quilómetros da capital, a uma profundidade de 15,3 quilómetros, segundo informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Em menos de 24 horas, um outro sismo de 5,2 na escala de Richter foi registado num local muito próximo do anterior, a 16 quilómetros de Port-de-Paix.

Este sismo é um dos mais fortes que o Haiti sofreu depois de 12 de janeiro de 2010, quando um sismo de magnitude 7 na escala Richter causou mais de 300 mil mortes, um número similar de feridos e causou a destruição quase total da capital, Port-au-Prince.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …