Sismo no Haiti provocou 15 mortos e 333 feridos

O número de mortos no Haiti, devido ao sismo que ocorreu no sábado, subiu para 15, existindo ainda 333 feridos, anunciou esta terça-feira a Proteção Civil local, referindo que cerca de sete mil casas foram destruídas.

Em Port-de-Paix, no departamento do noroeste do Haiti e o local mais próximo do epicentro do sismo de magnitude 5,9, morreram nove pessoas, enquanto outras cinco morreram em Gros Morne, no departamento de Artibonite, e uma em Saint-Louis du Nord.

O diretor da Proteção Civil, Jerry Chandler, afirmou que as equipas de socorro estão no terreno e apelou aos cidadãos para estarem “vigilantes em caso de novos sismos”.

Jerry Chandler salientou que está consciente da vulnerabilidade do país e da fragilidade das suas infraestruturas, e salientou que o Haiti tem que “se preparar melhor”, referindo que está a trabalhar com vários ministérios para “lutar contra as más construções”.

“O problema é muito grande e existe em todo o país, temos de resolvê-lo, mas não é fácil”, afirmou. Já o porta-voz do Governo, Eddy Jackson Alexis, reconheceu que a situação é “complicada” e que as autoridades se estão a esforçar para “responder e ajudar as pessoas” afetadas pelo sismo.

O epicentro do sismo que correu no sábado foi registado na costa noroeste, a 20 quilómetros a norte de Port-de-Paix e a 175 quilómetros da capital, a uma profundidade de 15,3 quilómetros, segundo informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Em menos de 24 horas, um outro sismo de 5,2 na escala de Richter foi registado num local muito próximo do anterior, a 16 quilómetros de Port-de-Paix.

Este sismo é um dos mais fortes que o Haiti sofreu depois de 12 de janeiro de 2010, quando um sismo de magnitude 7 na escala Richter causou mais de 300 mil mortes, um número similar de feridos e causou a destruição quase total da capital, Port-au-Prince.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …