Síria quer atrair turistas em plena guerra civil

O Ministério do Turismo da Síria lançou na quarta-feira, no YouTube, um vídeo promocional que tem o propósito atrair turistas para o país que tem sido devastado por uma guerra civil, desde há cinco anos.

No vídeo promocional de 1m43s é exibida uma praia cheia de pessoas, jardins verdes com palmeiras, prédios modernos e bairros tranquilos.

Acompanhado por uma música eletrónica animada, o vídeo termina com a mensagem “Syria, always beautiful” (“Síria, sempre bonita”) e já foi visto mais de 200 mil vezes.

Segundo o USA Today, a praia que aparece no vídeo está localizada em Tartus, uma das cidades que foram atacadas pelo Estado Islâmico em maio – o que provocou a morte de mais de 140 pessoas.

A Lonely Planet, a maior editora de guias de viagem do Mundo, refere que a Síria é um dos locais mais perigosos do planeta e não aconselha qualquer visita ao país.

“Para sermos claros, não pode ir. E se for possível, não deve”, destaca.

A Síria era vista como um destino turístico popular devido à riqueza do seu património histórico, mas, desde que a guerra civil começou, em 2011 – causando mais de 470 mil mortos e cerca de 4,8 milhões de refugiados – o turismo diminuiu drasticamente.

No entanto, um comunicado publicado na página oficial do Ministério do Turismo da Síria no Facebook afirma que, no último ano, o número de turistas no país aumentou 30%.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …