Síria acusa Donald Trump de “roubar” o seu petróleo

Yuri Gripas /ABACA / POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

A Síria está a acusar o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de roubar o petróleo do país, após uma empresa norte-americana ter sido autorizada a operar em campos sob o controlo de uma milícia apoiada pelo Pentágono.

O representante sírio Bashar al-Jaafari disse ao Conselho de Segurança da ONU que “as forças de ocupação dos EUA, em plena vista das Nações Unidas e da comunidade internacional, deram um novo passo para saquear os recursos naturais da Síria, incluindo petróleo e gás” através do estabelecimento de um empresa chamada “Crescent Delta Energy”.

Esta empresa, com o apoio da administração de Donald Trump, fez um entendimento com uma milícia síria, agente das forças de ocupação dos EUA no nordeste da Síria, “com o objetivo de roubar o petróleo sírio e privar o estado sírio e o povo sírio das receitas básicas necessárias para melhorar a situação humanitária, provisionar as necessidades de subsistência e reconstrução”.



No passado, Trump já confessou que a estava militarmente envolvido na Síria apenas por causa do petróleo. Enquanto isso, os membros do Pentágono argumentam que o principal foco é o combate ao Estado Islâmico, escreve a Newsweek.

“Remover combatentes, armas e material explosivo do Daesh continua a ser uma prioridade, já que o Daesh continua a planear ataques contra civis inocentes e os nossos parceiros em todo o Iraque e no nordeste da Síria”, disse a coligação liderada pelos EUA num comunicado enviado para a Newsweek.

O líder da milícia, o general Mazloum Abdi, diz ter assinado “um acordo com uma empresa de petróleo americana para modernizar os campos de petróleo no nordeste da Síria”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então o Trump já não tinha dito que o Daesh já tinha sido derrotado?????…………e agora continuam a querer lutar contra o quê???……um fantasma????……………..a história é outra, necessitam de roubar o petroleo á siria para pagar á empresa de mercenários americana que continua nlá e aos grupos terroristas que ainda lá existem e que sempre foram apoiados e financiados pela CIA/Mossad/MI6……….é apenas uma questão estratégica, Iraque, Kurdos e Turquia………….a ver quem fica com os melhores poços de petroleo………………entretanto que se lixa é o povo sírio

RESPONDER

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …