Síria acusa Donald Trump de “roubar” o seu petróleo

Yuri Gripas /ABACA / POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

A Síria está a acusar o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de roubar o petróleo do país, após uma empresa norte-americana ter sido autorizada a operar em campos sob o controlo de uma milícia apoiada pelo Pentágono.

O representante sírio Bashar al-Jaafari disse ao Conselho de Segurança da ONU que “as forças de ocupação dos EUA, em plena vista das Nações Unidas e da comunidade internacional, deram um novo passo para saquear os recursos naturais da Síria, incluindo petróleo e gás” através do estabelecimento de um empresa chamada “Crescent Delta Energy”.

Esta empresa, com o apoio da administração de Donald Trump, fez um entendimento com uma milícia síria, agente das forças de ocupação dos EUA no nordeste da Síria, “com o objetivo de roubar o petróleo sírio e privar o estado sírio e o povo sírio das receitas básicas necessárias para melhorar a situação humanitária, provisionar as necessidades de subsistência e reconstrução”.

No passado, Trump já confessou que a estava militarmente envolvido na Síria apenas por causa do petróleo. Enquanto isso, os membros do Pentágono argumentam que o principal foco é o combate ao Estado Islâmico, escreve a Newsweek.

“Remover combatentes, armas e material explosivo do Daesh continua a ser uma prioridade, já que o Daesh continua a planear ataques contra civis inocentes e os nossos parceiros em todo o Iraque e no nordeste da Síria”, disse a coligação liderada pelos EUA num comunicado enviado para a Newsweek.

O líder da milícia, o general Mazloum Abdi, diz ter assinado “um acordo com uma empresa de petróleo americana para modernizar os campos de petróleo no nordeste da Síria”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então o Trump já não tinha dito que o Daesh já tinha sido derrotado?????…………e agora continuam a querer lutar contra o quê???……um fantasma????……………..a história é outra, necessitam de roubar o petroleo á siria para pagar á empresa de mercenários americana que continua nlá e aos grupos terroristas que ainda lá existem e que sempre foram apoiados e financiados pela CIA/Mossad/MI6……….é apenas uma questão estratégica, Iraque, Kurdos e Turquia………….a ver quem fica com os melhores poços de petroleo………………entretanto que se lixa é o povo sírio

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …