SIRESP vai colocar 451 antenas satélite em zonas de risco de incêndio

Elvis Gonzalez / EPA

A rede SIRESP vai colocar 451 antenas satélite nas áreas consideradas de risco de incêndio. A rede de emergência será reforçada em 189 concelhos.

Por despacho publicado esta quarta-feira em Diário da República, o Governo acordou com a SIRESP, SA (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) um reforço da rede e deu ordem para uma alteração unilateral do contrato com a operadora.

De acordo com o Público, ficou patente a “necessidade de alterar a parceria público-privada consubstanciada no contrato SIRESP, tendo em vista acomodar as referidas alterações ao sistema e os referidos serviços”.

Desta forma, as alterações e os serviços resultam, num primeiro momento, na compra pela empresa privada de 451 novas antenas, para garantir que haverá um sistema de redundância a assegurar as comunicações, caso a rede principal falhe, nomeadamente em caso de incêndio.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, adiantou esta quarta-feira, numa audição no Parlamento, que as antenas começarão a ser colocadas a partir de março e prevê que até ao final de maio estejam colocadas pelo menos 300 em “zonas prioritárias”.

As áreas prioritárias são definidas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e, ao todo, são 19 áreas que apresentam maior risco de incêndio para este ano. A maior parte dos incêndios de prioridade estão localizados a norte e centro do país, afetando 189 concelhos e 1.049 freguesias.

Ao Público, a SIRESP disse estar ” a colaborar ativamente com o Estado no sentido de desenvolver e implementar as melhores soluções para a evolução e melhoria da rede SIRESP”, mas não avançou detalhes sobre as alterações tecnológicas que estão a ser implementadas nos satélites, nem sobre os custos associados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …

Governo anuncia acordo para dívida do sistema de ação social dos militares

Os ministérios da Defesa Nacional e das Finanças assinam “até ao final da semana” um acordo para a regularização de dívidas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) aos prestadores de saúde, foi …