Singapura é o primeiro país a aprovar venda de carne criada em laboratório

As autoridades de Singapura aprovaram um regulamento que permite a venda de carne criada em laboratório, informou quarta-feira a empresa Eat Just, tornando-se no primeiro país do mundo a autorizar a comercialização.

O fabricante, com sede na cidade norte-americana de São Francisco, poderá vender na cidade-estado aperitivos de galinha feitos a partir da cultura celular, o que evita o sacrifício de animais.

A Agência de Segurança Alimentar de Singapura realizou uma extensa análise do produto para garantir que se trata de um alimento adequado para consumo, afirmou em comunicado a Eat Just, que criou a marca “good meat” para a comercializar no território.

A empresa afirmou que o seu produto é mais saudável e mais sustentável do que a carne de frango e que os seus cientistas e peritos trabalharam durante meses para preparar documentação sobre o processo de produção.

“Incluiu pormenores sobre a pureza, identidade e estabilidade das células de frango durante o processo de fabrico, bem como uma descrição detalhada do processo de fabrico que demonstrou que o frango de cultura colhido cumpria os controlos de qualidade do rigoroso sistema de controlo de segurança alimentar”, afirmou.

Eat Just acabou também de anunciar um plano para construir e operar uma fábrica de produção em Singapura para satisfazer a procura do produto.

Singapura é há muito tempo líder em inovação, desde a tecnologia aos produtos orgânicos, e agora também lidera o desenvolvimento de um sistema alimentar mais saudável e seguro. Estou convencido que a aprovação regulamentar de Singapura para a carne de cultura será seguida por muitos outros países”, disse o presidente executivo da Eat Just, Josh Tetrick.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …