Sindicatos: aumentos de 2% na Função Pública são “inaceitáveis”

1

O aumento de 2% nos salários da Função Pública, apontado na segunda-feira pelo primeiro-ministro, é para os sindicatos uma proposta “inaceitável”, que representa um “empobrecimento dos trabalhadores”. 

Ao ECO, o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana, acusou o Governo de usar “desculpas de mau pagador”, referindo ainda: “quando a inflação era zero não se podia aumentar salários, e quando agora se cifra em 7,4%, não se pode aumentar porque vai contribuir para aumento da inflação”.

Na segunda-feira, António Costa afirmou que os funcionários públicos “não vão com certeza ser aumentados em 7,4%” e que o Governo está a trabalhar para que a inflação em Portugal “chegue o mais rapidamente possível” a 2%, uma “referência” para os aumentos dos funcionários públicos.

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, José Abraão, disse ao ECO que “é completamente inaceitável que se passe por cima de uma desvalorização dos salários de 7,4% e se avance com um número eventual de uma inflação futura, quando até há pouco tempo, o Governo para nos impor um aumento de 0,9%, descontou 0,1% da deflação de 2020″.

Sebastião Santana criticou o facto de o Governo estar novamente a começar processos negociais pela comunicação social. De acordo com o sindicalista, o primeiro-ministro diz estar aberto para negociação, mas frisa que jamais chegarão ao valor da inflação. “Isto não é negociar, é partir para negociação completamente cheia de atilhos e sem vontade de o fazer”, declarou.

Os dirigentes lembram ainda que o Governo tinha a meta de aumentar os salários em 20% na legislatura, mas com estas afirmações “está a dar pontapé de saída muito mau”, indicou Sebastião Santana.

Com esta proposta, está a “contribuir para o inverso daquilo que está no programa do Governo e o que está prometido, de aumento dos salários ao longo de legislatura”, concordou José Abraão.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.