Sinais Wi-Fi “desperdiçados” podem alimentar pequenos dispositivos eletrónicos

Uma equipa de cientistas quer aproveitar a energia não utilizada dos sinais Wi-Fi para carregar pequenos dispositivos eletrónicos. O objetivo é captar e converter o excesso de frequências de rádio em eletricidade, evitando assim o desperdício de energia.

De acordo com o Futurity, a equipa usou dispositivos conhecidos como osciladores spin-torque (STO) para capturar os sinais de radiofrequência de 2,4 GHz. A energia foi suficiente para acender um LED sem fios, usando apenas a eletricidade da rede Wi-Fi.

“Estamos cercados por sinais Wi-Fi, mas quando não os usamos para aceder à Internet, ficam inativos. É um grande desperdício“, disse Yang Hyunsoo, professor do departamento de Eletricidade e Engenharia da Computação da Universidade Nacional de Singapura.

Este avanço coloca os investigadores um passo mais perto de transformar as ondas de rádio de 2,4 GHz numa fonte de energia verde. O artigo científico foi recentemente publicado na Nature Communications. 

A equipa criou uma matriz com oito osciladores ligados em série para superar as limitações espaciais e a baixa potência de saída de energia, problemas comuns noutras tentativas de aplicação dos STOs para a produção de microondas em sistemas de comunicação sem fios.

Desta vez, a matriz em série permitiu converter as ondas de rádio usadas pelas bandas Wi-Fi em sinais de tensão direta transmitidos a um condensador. Assim, ao carregar o condensador de 1,6 volt durante cinco segundos, o dispositivo foi capaz de acender um LED durante um minuto.

O comunicado da universidade revela também que os investigadores testaram a aplicação dos osciladores spin-torque em chips, o que possibilitaria a criação de sistemas auto-suficientes, com a fabricação de dispositivos eletrónicos capazes de dispensar o uso de baterias.

A equipa descobriu dois tipos de configuração viáveis: uma paralela, que seria mais útil para a transmissão sem fios por causa da melhor estabilidade e maior controlo sobre incompatibilidade de impedância, e outra, em série, com vantagens na captação de energia devido a uma adição de tensão do diodo presente nos STOs.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …