Simuladores dizem-lhe quando se pode reformar (e quanto ganha se for despedido)

O Governo promete lançar, até Maio próximo, um simulador de pensões que permitirá aos trabalhadores saber quando se podem reformar e quanto vão ganhar de pensão. A funcionar está já o simulador que permite apurar quanto se vai receber de indemnização em caso de despedimento.

Este simulador da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) surgiu fruto do elevado número de dúvidas que eram apresentadas à entidade pelos trabalhadores, quanto aos valores a pagar por despedimento e à fórmula de cálculo, explica o Dinheiro Vivo.

Assim, este simulador do valor de despedimento permite obter resultados “meramente indicativos, já que o cálculo real de uma compensação depende sempre da situação em concreto de cada trabalhador”, nota a publicação.

Além disso, o simulador “não faz contas aos valores que eventualmente venham a ser devidos ao fisco e à segurança social”, nem contempla “situações abrangidas por regimes especiais ou por instrumentos de contratação colectiva“, explica ainda a ACT.

Simulador para saber quando se pode reformar

Em fase de testes, está o simulador de pensões que o Governo pretende ter a funcionar até Maio próximo, conforme destaca o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, citado pelo jornal Público.

O governante refere que será “um simulador não teórico, mas realista”, que terá acesso a “toda a informação existente sobre as carreiras contributivas”, e que permitirá a cada trabalhador saber quando se pode reformar e quanto vai auferir de pensão.

Vieira da Silva alerta, contudo, que este simulador será “mais fiável para quem está mais perto da idade de reforma” e “mais instável” para aqueles que estão no início da carreira profissional e, logo, mais propensos a mudarem de emprego e de valores salariais auferidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tony transformou autocarro em Arca de Noé para salvar animais do Florence

Enquanto muitos americanos fugiam do furacão Florence, um camionista de 51 anos fazia o percurso inverso com uma missão em mente. Dentro de um autocarro, Alsup transportou mais de 60 animais da costa da Carolina …

Mais de 500 rinocerontes mortos na África do Sul este ano

A caça furtiva na África do Sul causou a morte a 508 rinocerontes, entre janeiro e agosto deste ano, o que significa um decréscimo no número de espécimes caçados, em relação a 2017, anunciou o …

Número de mortos em naufrágio na Tanzânia sobe para 170

O número de pessoas que morreram no naufrágio de um navio de passageiros no lago Vitória, na Tanzânia, subiu para 170, de acordo com os meios de comunicação locais. As operações de resgate recomeçaram na manhã …

Há um satélite-pescador no espaço

O Satélite britânico RemoveDebris está a navegar no espaço desde junho e lançou com sucesso uma rede em órbita com o objetivo de capturar material que anda à deriva em redor da Terra. O satélite-pescador britânico …

Governo cumpriu “rigorosamente” acordo com setor do táxi

O Ministro Ambiente, João Matos Fernandes, disse este sábado que o governo cumpriu “rigorosamente” o acordo que assinou com a duas associações que representam os taxistas para a modernização do setor. "Não é verdade que se …

Juízes defendem acórdão que desvaloriza violação de mulher inconsciente

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses sai em defesa dos dois magistrados, um dos quais o presidente da entidade, que assinaram o acórdão que desvaloriza a gravidade da violação de uma mulher inconsciente, numa discoteca, …

Salas para maiores de 18 anos levam à demissão do director de Serralves

O director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, demitiu-se do cargo depois de a administração ter limitado a maiores de 18 anos uma parte da exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert …

Isabel do Santos desmente ação contra João Lourenço mas processo deu entrada no Supremo

Isabel do Santos, filha do antigo Presidente da Angola, desmente ter entrado com uma ação contra o atual Presidente João Lourenço. No entanto, o processo cível contra o Estado deu entrada no Supremo. De acordo …

Arqueólogos fazem "descoberta do Século" no Tejo (e tem pimenta)

Uma equipa de arqueólogos da Câmara Municipal de Cascais, do Projeto Municipal da Carta Arqueológica Subaquática do Litoral, descobriu uma nau que terá naufragado entre 1575 e 1625, e que é considerada a “descoberta do …

ADSE adia implementação de novas regras para tentar acordo com privados

Os hospitais privados e ADSE continuam com o braço de ferro, mas, por agora, os privados não vão deixar de operar beneficiários da ADSE. O boicote anunciado esta manhã foi adiado. Esta manhã, o o semanário …