//

Simuladores dizem-lhe quando se pode reformar (e quanto ganha se for despedido)

O Governo promete lançar, até Maio próximo, um simulador de pensões que permitirá aos trabalhadores saber quando se podem reformar e quanto vão ganhar de pensão. A funcionar está já o simulador que permite apurar quanto se vai receber de indemnização em caso de despedimento.

Este simulador da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) surgiu fruto do elevado número de dúvidas que eram apresentadas à entidade pelos trabalhadores, quanto aos valores a pagar por despedimento e à fórmula de cálculo, explica o Dinheiro Vivo.

Assim, este simulador do valor de despedimento permite obter resultados “meramente indicativos, já que o cálculo real de uma compensação depende sempre da situação em concreto de cada trabalhador”, nota a publicação.

Além disso, o simulador “não faz contas aos valores que eventualmente venham a ser devidos ao fisco e à segurança social”, nem contempla “situações abrangidas por regimes especiais ou por instrumentos de contratação colectiva“, explica ainda a ACT.

Simulador para saber quando se pode reformar

Em fase de testes, está o simulador de pensões que o Governo pretende ter a funcionar até Maio próximo, conforme destaca o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, citado pelo jornal Público.

O governante refere que será “um simulador não teórico, mas realista”, que terá acesso a “toda a informação existente sobre as carreiras contributivas”, e que permitirá a cada trabalhador saber quando se pode reformar e quanto vai auferir de pensão.

Vieira da Silva alerta, contudo, que este simulador será “mais fiável para quem está mais perto da idade de reforma” e “mais instável” para aqueles que estão no início da carreira profissional e, logo, mais propensos a mudarem de emprego e de valores salariais auferidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.