Simuladores dizem-lhe quando se pode reformar (e quanto ganha se for despedido)

O Governo promete lançar, até Maio próximo, um simulador de pensões que permitirá aos trabalhadores saber quando se podem reformar e quanto vão ganhar de pensão. A funcionar está já o simulador que permite apurar quanto se vai receber de indemnização em caso de despedimento.

Este simulador da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) surgiu fruto do elevado número de dúvidas que eram apresentadas à entidade pelos trabalhadores, quanto aos valores a pagar por despedimento e à fórmula de cálculo, explica o Dinheiro Vivo.

Assim, este simulador do valor de despedimento permite obter resultados “meramente indicativos, já que o cálculo real de uma compensação depende sempre da situação em concreto de cada trabalhador”, nota a publicação.

Além disso, o simulador “não faz contas aos valores que eventualmente venham a ser devidos ao fisco e à segurança social”, nem contempla “situações abrangidas por regimes especiais ou por instrumentos de contratação colectiva“, explica ainda a ACT.

Simulador para saber quando se pode reformar

Em fase de testes, está o simulador de pensões que o Governo pretende ter a funcionar até Maio próximo, conforme destaca o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, citado pelo jornal Público.

O governante refere que será “um simulador não teórico, mas realista”, que terá acesso a “toda a informação existente sobre as carreiras contributivas”, e que permitirá a cada trabalhador saber quando se pode reformar e quanto vai auferir de pensão.

Vieira da Silva alerta, contudo, que este simulador será “mais fiável para quem está mais perto da idade de reforma” e “mais instável” para aqueles que estão no início da carreira profissional e, logo, mais propensos a mudarem de emprego e de valores salariais auferidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Greve dos enfermeiros. “Não posso garantir” que não haja pessoas a morrer, diz bastonário

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, esteve na segunda-feira reunido com vários diretores clínicos de hospitais afetados pela greve dos enfermeiros da área cirúrgica. À saída, foi questionado: "Pode garantir que não haja doentes a …

Buscas na Inspecção-Geral de Finanças após denúncias de subornos e toupeiras

Inspectores da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) estão a realizar buscas na Inspecção-Geral de Finanças (IGF) em Lisboa, e em instalações dos ministérios das Finanças e da Defesa e também da …

Empresa que facturou 16 milhões tem sede num casebre sem luz

Uma empresa que facturou 16 milhões de euros em 2012 tem como sede uma casa em ruínas, sem electricidade e quase sem janelas, em Mira. Suspeita-se da ligação a uma fraude fiscal com a exportação …

Bruno de Carvalho suspeito de tirar meio milhão de euros ao Sporting

Duas avultadas transferências de dinheiro, que saíram do Sporting a 24 de junho, estão sob suspeita. Estão em causa cerca de meio milhão de euros que terão sido pagos a duas construtoras. Não se sabe exatamente …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera - a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Bombeiros não informaram Proteção Civil de 50% das ocorrências

O corte de relações entre os bombeiros voluntários e a Proteção Civil está a fazer-se sentir. Os bombeiros não informaram a Proteção Civil de 50% das ocorrências no país. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) …

Funcionários públicos que continuem no ativo depois dos 70 não vão perder dinheiro

Os trabalhadores da Função Pública com mais de 70 anos que queiram continuar a trabalhar e, que para isso tenham a autorização do Estado, vão passar a receber, além do salário a que têm direito, …

Viagens podem obrigar deputados a entregar novas declarações de rendimentos

Os deputados podem ter de alterar as declarações de rendimentos para incluírem o reembolso das despesas de transporte como “rendimentos do trabalho”. A notícia foi avançada esta manhã pelo Diário de Notícias e surge depois de, …

Portugal já não deve ao FMI. Pagamento antecipado poupa 100 milhões de euros

O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou que Portugal concretiza esta segunda-feira o pagamento do total da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), com a liquidação de 4,7 mil milhões de euros. Numa conferência de imprensa …

37% dos portugueses rezam diariamente. Somos o 9º país mais religioso da Europa

Portugal é um dos países mais religiosos da Europa, ocupando a nona posição, à frente de Itália (13.º) e de Espanha (16.º), com 44% da população a afirmar a sua crença absoluta em Deus. Estes dados …