Simuladores dizem-lhe quando se pode reformar (e quanto ganha se for despedido)

O Governo promete lançar, até Maio próximo, um simulador de pensões que permitirá aos trabalhadores saber quando se podem reformar e quanto vão ganhar de pensão. A funcionar está já o simulador que permite apurar quanto se vai receber de indemnização em caso de despedimento.

Este simulador da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) surgiu fruto do elevado número de dúvidas que eram apresentadas à entidade pelos trabalhadores, quanto aos valores a pagar por despedimento e à fórmula de cálculo, explica o Dinheiro Vivo.

Assim, este simulador do valor de despedimento permite obter resultados “meramente indicativos, já que o cálculo real de uma compensação depende sempre da situação em concreto de cada trabalhador”, nota a publicação.

Além disso, o simulador “não faz contas aos valores que eventualmente venham a ser devidos ao fisco e à segurança social”, nem contempla “situações abrangidas por regimes especiais ou por instrumentos de contratação colectiva“, explica ainda a ACT.

Simulador para saber quando se pode reformar

Em fase de testes, está o simulador de pensões que o Governo pretende ter a funcionar até Maio próximo, conforme destaca o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, citado pelo jornal Público.

O governante refere que será “um simulador não teórico, mas realista”, que terá acesso a “toda a informação existente sobre as carreiras contributivas”, e que permitirá a cada trabalhador saber quando se pode reformar e quanto vai auferir de pensão.

Vieira da Silva alerta, contudo, que este simulador será “mais fiável para quem está mais perto da idade de reforma” e “mais instável” para aqueles que estão no início da carreira profissional e, logo, mais propensos a mudarem de emprego e de valores salariais auferidos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Testes da vacina da Sanofi-GSK mostram eficácia do composto

Os testes preliminares da vacina contra a covid-19 da Sanofi e GalxoDmithKline demonstraram eficácia nos grupos de adultos inoculados pelos cientistas responsáveis pela Fase 2 do processo. Após as duas doses da vacina, os testes realizados …

Gestor de redes sociais do Chega suspenso pelo Twitter

O gestor das redes sociais do Chega viu a sua conta pessoal ser suspensa pelo Twitter. Na semana passada, apresentou-se em tribunal devido ao processo movido pela família do Bairro da Jamaica. "Falta muito mato para …

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …