Simples e barato. Disponível online o projeto de um novo ventilador para pacientes de covid-19

Uma equipa de engenheiros norte-americanos desenvolveu um kit de ventilação automatizado a partir de um dispositivo bolsa-máscara-válvula e de peças impressas em 3D. O projeto foi divulgado online e está disponível para consulta.

O ventilador, batizado de ApolloBVM, pesa oito quilos e pode ser usado em hospitais que sofram com a falta de ventiladores convencionais, numa altura em que a pandemia de covid-19 ameaça estes estabelecimentos de saúde com a rutura dos serviços.

Devido à enorme pressão que esta infeção respiratória causa nos pulmões, os pacientes mais graves e internados nos cuidados intensivos necessitam deste tipo de equipamento para os ajudar a respirar.

Os ventiladores comuns, que bombeiam ar oxigenado diretamente para os pulmões de um paciente a uma taxa e volume controlados, podem pesar centenas de quilos e custar dezenas de milhares de dólares. Normalmente, demoram entre cinco a 10 dias para serem fabricados e exigem centenas de peças diferentes na sua construção.

O novo ventilador desenvolvido pela equipa da Universidade de Rice possui 80% das funcionalidades de um ventilador de tamanho normal e pode ser usado nos casos menos graves. Este ventilador pode substituir a prática de bombear manualmente o ar para os pulmões, através de um dispositivo bolsa-máscara-válvula.

Jeff Fitlow / Rice University

Segundo Thomas Herring, líder deste projeto, o dispositivo bolsa-máscara-válvula é o eixo do protótipo da ApolloBVM. À volta da válvula, dois “braços” automatizam o bombeamento, apertando automaticamente a bomba que, caso contrário, teria de ser apertada continua e manualmente. Os investigadores afirmam que construir este ventilador custa menos de 300 dólares.

Segundo o The Wall Street Journal, os engenheiros admitem que estes kits permitirão aos profissionais de saúde usarem este equipamento para reduzir a necessidade de recorrer a ventiladores médicos, necessários para os casos mais graves de infeção.

Ainda assim, alertam que treinar profissionais médicos para saberem montar e usar este tipo de equipamento pode, ao invés de solucionar um problema, criar outro ainda maior. Por esse motivo, os engenheiros pretendem adicionar alarmes e sensores de pressão capazes de alertar os médicos em caso de alguma anormalidade – por exemplo, se a pressão de ar de um paciente cair.

O dispositivo foi planeado para ser utilizado num contexto médico, mas também suficientemente barato para ser considerado descartável pelos hospitais. “É o mais simples possível, com todas as peças prontamente disponíveis”, explicou Danny Blacker, supervisor de design deste projeto.

Em testes laboratoriais com pulmão artificial, o protótipo mais recente bombeou ar sem parar durante 24 horas. Os próximos passos são os testes com pacientes humanos e a fabricação.

Pensado para ser um “conceito de design aberto”, o projeto foi divulgado online para que as pessoas consigam recriar este ventilador com peças de fácil acesso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …