Simples e barato. Disponível online o projeto de um novo ventilador para pacientes de covid-19

Uma equipa de engenheiros norte-americanos desenvolveu um kit de ventilação automatizado a partir de um dispositivo bolsa-máscara-válvula e de peças impressas em 3D. O projeto foi divulgado online e está disponível para consulta.

O ventilador, batizado de ApolloBVM, pesa oito quilos e pode ser usado em hospitais que sofram com a falta de ventiladores convencionais, numa altura em que a pandemia de covid-19 ameaça estes estabelecimentos de saúde com a rutura dos serviços.

Devido à enorme pressão que esta infeção respiratória causa nos pulmões, os pacientes mais graves e internados nos cuidados intensivos necessitam deste tipo de equipamento para os ajudar a respirar.

Os ventiladores comuns, que bombeiam ar oxigenado diretamente para os pulmões de um paciente a uma taxa e volume controlados, podem pesar centenas de quilos e custar dezenas de milhares de dólares. Normalmente, demoram entre cinco a 10 dias para serem fabricados e exigem centenas de peças diferentes na sua construção.

O novo ventilador desenvolvido pela equipa da Universidade de Rice possui 80% das funcionalidades de um ventilador de tamanho normal e pode ser usado nos casos menos graves. Este ventilador pode substituir a prática de bombear manualmente o ar para os pulmões, através de um dispositivo bolsa-máscara-válvula.

Jeff Fitlow / Rice University

Segundo Thomas Herring, líder deste projeto, o dispositivo bolsa-máscara-válvula é o eixo do protótipo da ApolloBVM. À volta da válvula, dois “braços” automatizam o bombeamento, apertando automaticamente a bomba que, caso contrário, teria de ser apertada continua e manualmente. Os investigadores afirmam que construir este ventilador custa menos de 300 dólares.

Segundo o The Wall Street Journal, os engenheiros admitem que estes kits permitirão aos profissionais de saúde usarem este equipamento para reduzir a necessidade de recorrer a ventiladores médicos, necessários para os casos mais graves de infeção.

Ainda assim, alertam que treinar profissionais médicos para saberem montar e usar este tipo de equipamento pode, ao invés de solucionar um problema, criar outro ainda maior. Por esse motivo, os engenheiros pretendem adicionar alarmes e sensores de pressão capazes de alertar os médicos em caso de alguma anormalidade – por exemplo, se a pressão de ar de um paciente cair.

O dispositivo foi planeado para ser utilizado num contexto médico, mas também suficientemente barato para ser considerado descartável pelos hospitais. “É o mais simples possível, com todas as peças prontamente disponíveis”, explicou Danny Blacker, supervisor de design deste projeto.

Em testes laboratoriais com pulmão artificial, o protótipo mais recente bombeou ar sem parar durante 24 horas. Os próximos passos são os testes com pacientes humanos e a fabricação.

Pensado para ser um “conceito de design aberto”, o projeto foi divulgado online para que as pessoas consigam recriar este ventilador com peças de fácil acesso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …