Os Silence 4, um dos grandes nomes do panorama musical português dos anos 90, estão de regresso para dois concertos em 2014: um em Guimarães e outro em Lisboa.
As datas já estão marcadas: a 29 de Março a banda portuguesa actuará no pavilhão Multiusos, em Guimarães, e a 5 de Abril na Meo Arena, em Lisboa.
Esta reunião foi impulsionada pela sobrevivência de Sofia Lisboa, único membro feminino da banda, a uma leucemia. “É um regresso às origens pelas melhores razões! Além de estar a celebrar o facto de poder continuar a abraçar a Sofia, também irei celebrar a vitória de outra pessoa que me é muito querida e que tanto lutou nos últimos 3 anos, fase em que coloquei a música num plano muito mais secundário. Agora, voltar a tocar com a única banda para a qual senti vontade de compor música é uma grande honra! E como sou uma pessoa de abraços, todos os dias me irei lembrar da sorte que tenho em poder continuar a abraçar a Sofia, o David, o Tozé e outras pessoas que me são tão queridas”, explica Rui Costa, um dos elementos do grupo, através de uma nota emitida pelo management da banda.
Os concertos inserem-se numa acção de colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro: será entregue um euro por cada bilhete para estes concertos.
“Convidar o David, o Tozé e o Rui para este reencontro é celebrar a vida, contribuir com gratidão para esta causa e cumprir a promessa silenciosa que fiz aos meus companheiros de luta”, afirmou Sofia Lisboa no comunicado conjunto da banda.
“Com este reencontro ajudamos a LPCC, mas queremos relembrar que ajudar também é gratuito. Dar sangue e medula é muito mais que ajudar, é dar vida e isso não tem preço”, sublinhou a cantora.
Os dois concertos são apelidados de “Songbook 2014“, para revisitar as canções que a banda compôs para os dois álbuns de estúdio editados: “Silence Becomes It” (1998) e “Only Pain is Real” (2000).
O primeiro álbum rendeu-lhes mais de 240 mil exemplares vendidos (seis platinas) – um feito que hoje praticamente quase nenhum artista português consegue atingir – uma grande exposição e pressão mediáticas e dezenas de concertos pelo país, como por exemplo o encerramento da Expo’9, em Lisboa.
Os Silence 4 escreveram sucessos como “Borrow”, “My friends”, “To give” e “Only pain is real”, aos quais se junta a versão acústica de “A little respect”, dos Erasure, a música que os tinha tornado conhecidos durante os anos 1990.
Em Dezembro de 2000 deram dois concertos, considerados de despedida, nos coliseus de Lisboa e do Porto, editados depois em CD e DVD.
Em 2003, o baixista Rui Costa saiu da banda e David Fonseca iniciou o percurso a solo com o álbum “Sing me something new”.
Nessa altura, já o baterista Tozé Pedrosa se dedicava ao ensino, Rui Costa manteve-se na música como instrumentista e produtor e Sofia Lisboa participou em alguns projectos musicais.
/Lusa