Siemens desenvolve supercérebro para carros elétricos

B!T

-

A multinacional alemã está a desenvolver tecnologia que visa transformar os carros elétricos em computadores móveis, comandados por um computador central. O projeto está avaliado em 20 milhões de euros e dará frutos até ao fim de 2014, esperando-se ainda a apresentação de dois protótipos.

Chama-se RACE – (Robust and Reliant Automotive Computing Environment for Future eCars), e está a ser desenvolvido pela Siemens e pela StreetScooter, fabricante de veículos elétricos, este projeto que utiliza uma abordagem semelhante aos sistemas fly-by-wire, já usados nos aviões, hoje em dia com vista a simplificar substancialmente a arquitetura eletrónica dos automóveis que é bastante complexa. Neste caso, os veículos são comandados de forma centralizada, por um “supercérebro” evitando ligar em rede mais de 70 sistemas de comando diferentes que comunicam com os milhares de subfunções executadas por um comum veículo de gama média.

Uma arquitetura eletrónica uniforme permite criar novas funções de forma rápida e fácil. Tal como acontece atualmente com os smartphones serão enviadas para os veículos funções de software de infotainment e mesmo funções críticas de segurança. Esta tecnologia permitirá também simplificar a condução autónoma e adaptar aos desejos dos clientes os modelos fabricados em pequenos lotes.

Quem coordena o projeto é o Professor Armin Schnettler que afirma estar certo de que “a tecnologia RACE tem um enorme potencial, que poderá revolucionar o design dos automóveis. Contamos que no futuro seja utilizado hardware normalizado e aplicações flexíveis, o que reduzirá significativamente o tempo de desenvolvimento, permitindo ao mesmo tempo aumentar a personalização, não só na indústria automóvel como noutras áreas também.

No final de 2014 serão então apresentados os dois protótipos, bem como toda a descrição teórica do hardware, software, esquema do sistema e integração de sensores. O primeiro protótipo deverá mostrar a ‘Evolução’, ou seja, a transição da arquitetura atual para a futura e um segundo protótipo mostrará a ‘Revolução’: uma arquitetura totalmente nova desenvolvida de raiz e implementada num veículo

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …