Siemens desenvolve supercérebro para carros elétricos

B!T

-

A multinacional alemã está a desenvolver tecnologia que visa transformar os carros elétricos em computadores móveis, comandados por um computador central. O projeto está avaliado em 20 milhões de euros e dará frutos até ao fim de 2014, esperando-se ainda a apresentação de dois protótipos.

Chama-se RACE – (Robust and Reliant Automotive Computing Environment for Future eCars), e está a ser desenvolvido pela Siemens e pela StreetScooter, fabricante de veículos elétricos, este projeto que utiliza uma abordagem semelhante aos sistemas fly-by-wire, já usados nos aviões, hoje em dia com vista a simplificar substancialmente a arquitetura eletrónica dos automóveis que é bastante complexa. Neste caso, os veículos são comandados de forma centralizada, por um “supercérebro” evitando ligar em rede mais de 70 sistemas de comando diferentes que comunicam com os milhares de subfunções executadas por um comum veículo de gama média.

Uma arquitetura eletrónica uniforme permite criar novas funções de forma rápida e fácil. Tal como acontece atualmente com os smartphones serão enviadas para os veículos funções de software de infotainment e mesmo funções críticas de segurança. Esta tecnologia permitirá também simplificar a condução autónoma e adaptar aos desejos dos clientes os modelos fabricados em pequenos lotes.

Quem coordena o projeto é o Professor Armin Schnettler que afirma estar certo de que “a tecnologia RACE tem um enorme potencial, que poderá revolucionar o design dos automóveis. Contamos que no futuro seja utilizado hardware normalizado e aplicações flexíveis, o que reduzirá significativamente o tempo de desenvolvimento, permitindo ao mesmo tempo aumentar a personalização, não só na indústria automóvel como noutras áreas também.

No final de 2014 serão então apresentados os dois protótipos, bem como toda a descrição teórica do hardware, software, esquema do sistema e integração de sensores. O primeiro protótipo deverá mostrar a ‘Evolução’, ou seja, a transição da arquitetura atual para a futura e um segundo protótipo mostrará a ‘Revolução’: uma arquitetura totalmente nova desenvolvida de raiz e implementada num veículo

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …