Siemens desenvolve supercérebro para carros elétricos

B!T

-

A multinacional alemã está a desenvolver tecnologia que visa transformar os carros elétricos em computadores móveis, comandados por um computador central. O projeto está avaliado em 20 milhões de euros e dará frutos até ao fim de 2014, esperando-se ainda a apresentação de dois protótipos.

Chama-se RACE – (Robust and Reliant Automotive Computing Environment for Future eCars), e está a ser desenvolvido pela Siemens e pela StreetScooter, fabricante de veículos elétricos, este projeto que utiliza uma abordagem semelhante aos sistemas fly-by-wire, já usados nos aviões, hoje em dia com vista a simplificar substancialmente a arquitetura eletrónica dos automóveis que é bastante complexa. Neste caso, os veículos são comandados de forma centralizada, por um “supercérebro” evitando ligar em rede mais de 70 sistemas de comando diferentes que comunicam com os milhares de subfunções executadas por um comum veículo de gama média.

Uma arquitetura eletrónica uniforme permite criar novas funções de forma rápida e fácil. Tal como acontece atualmente com os smartphones serão enviadas para os veículos funções de software de infotainment e mesmo funções críticas de segurança. Esta tecnologia permitirá também simplificar a condução autónoma e adaptar aos desejos dos clientes os modelos fabricados em pequenos lotes.

Quem coordena o projeto é o Professor Armin Schnettler que afirma estar certo de que “a tecnologia RACE tem um enorme potencial, que poderá revolucionar o design dos automóveis. Contamos que no futuro seja utilizado hardware normalizado e aplicações flexíveis, o que reduzirá significativamente o tempo de desenvolvimento, permitindo ao mesmo tempo aumentar a personalização, não só na indústria automóvel como noutras áreas também.

No final de 2014 serão então apresentados os dois protótipos, bem como toda a descrição teórica do hardware, software, esquema do sistema e integração de sensores. O primeiro protótipo deverá mostrar a ‘Evolução’, ou seja, a transição da arquitetura atual para a futura e um segundo protótipo mostrará a ‘Revolução’: uma arquitetura totalmente nova desenvolvida de raiz e implementada num veículo

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …

Parlamento Europeu levanta imunidade do eurodeputado José Manuel Fernandes

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade ao eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, após um pedido feito pela justiça e pelo próprio, relativo a uma eventual ação judicial por um alegado crime de prevaricação. Em …

"Agiu de forma premeditada". Mãe que deixou bebé no lixo vai continuar presa

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou esta quinta-feira o pedido de habeas corpus para a libertação da jovem de 22 anos que terá deixado o seu filho recém-nascido num caixote do lixo em Lisboa. A …

Mau tempo nas próximas 48h. Proteção Civil alerta para cheias e quedas de árvores

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a possibilidade de lençóis de água e de gelo nas estradas, cheias rápidas e queda de árvores, devido ao mau tempo nas próximas 48 horas …

Bolsonaro terá recusado descendente de D. Pedro para vice por desconfiar que ele era gay

O deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança, conhecido por "príncipe" por ser descendente de D. Pedro, herdeiro da família imperial do Brasil, não é vice-presidente de Jair Bolsonaro por causa da sua sexualidade. Esta é …