SIC e TVI em guerra com a RTP por causa do Mundial

Menno van der Horst / Wikimedia

-

A SIC e a TVI anunciaram hoje que decidiram romper “todas as negociações com a RTP” para a partilha de custos da transmissão do Mundial de Futebol de 2014.

Em causa, referem as duas televisões privadas, está uma proposta do conselho de administração da RTP relativa ao sublicenciamento dos jogos do Mundial de Futebol 2014, cujos direitos de transmissão são detidos pela estação pública.

“A proposta endereçada pelo conselho de administração da RTP pretende impor, desde logo, um modelo de leilão entre as duas operadoras privadas, postura que a SIC e a TVI rejeitam liminarmente”, segundo o comunicado.

Além disso, “a própria RTP já vendeu parte dos direitos de transmissão à Sport TV, parecendo agora estar mais interessada em controlar a concorrência dos privados do que em proporcionar o acesso livre da integralidade dos jogos do Mundial a todos os portugueses”, adiantam as duas estações.

Em vez do leilão que a RTP propõe, “a SIC e a TVI defendem uma repartição, em igualdade de circunstâncias, entre os três operadores”.

A SIC e a TVI adiantam que “a proposta da RTP exclui, logo à partida, a possibilidade” de as duas operadoras privadas “exibirem qualquer jogo da Seleção de Portugal, em qualquer das fases da competição”, o que é “contrária à postura que os três operadores de televisão em sinal aberto adotaram ultimamente, em matéria de eventos desportivos, num esforço que permite reduzir custos”.

Por isso, ao propor “agora um modelo de negociação que vigorou até 2010, quando o mercado de Open TV valia 305 milhões de euros contra os atuais 189 milhões”, a RTP “está a deitar por terra o esforço de convergência feito pelos três operadores aquando do Europeu de 2012, altura em que o país já se encontrava intervencionado e os reflexos da crise eram por demais evidentes”.

As duas estações privadas lamentam que a RTP rejeite uma “repartição equitativa dos encargos do Mundial pelos três operadores e uma desoneração do erário público”, apontando que o grupo estatal “parece querer ignorar a dramática situação financeira que o país vive desde a intervenção da ‘troika’ em 2011 e revela, mais uma vez, a sua atual vocação comercial, com prejuízo de todos, especialmente do erário público”.

A SIC e a TVI sublinham que “ao não incluir esses jogos de Portugal, a RTP prescinde dos montantes financeiros que poderiam ser assumidos pelos operadores privados e que terão, assim, de ser pagos por todos os contribuintes”, pelo que “não compreendem como pode a RTP querer assumir, sozinha, o elevado custo dos direitos de transmissão de um Campeonato Mundial de Futebol em sinal aberto”.

No comunicado, as duas estações privadas adiantam que “manifestaram à RTP a sua indisponibilidade para apresentar qualquer proposta de sublicenciamento dos jogos do Mundial de Futebol, enquanto esta não abdicasse da postura de leilão que queria promover entre a SIC e a TVI e enquanto não incluísse jogos da Seleção Portuguesa, em igualdade de circunstâncias entre os três operadores”, o que foi rejeitado pela estação pública.

“Face à intransigência da RTP em abdicar deste modelo que propõe, a SIC e TVI decidiram romper todas as negociações com a RTP com vista a uma partilha de custos do Mundial de Futebol de 2014”, concluem as duas empresas.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. a rtp como todos sabem e um cancro que o pais tem e as celulas cancerigenas sao todos aqueles que nao querem acabar com esta enfermidade. A dar i milhao de euros por dia de prejuizo qual e o problema ? nao ha condicoes de saude fecham-se hospitais que dao prejuizo morrem pessoas com falta de assistencia, estao carros parados com falta de tecnicos e cmobustivel porque nao ha dinheiro. Mas tem que haver para QUEM NAO PRODUZ e faz anomalias como esta que esta em causa. Espero que tenham ouvido o Pr freitas do amaral hoje >derrotar este governo e o minimo que se pode fazer.

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …