SIC e TVI em guerra com a RTP por causa do Mundial

Menno van der Horst / Wikimedia

-

A SIC e a TVI anunciaram hoje que decidiram romper “todas as negociações com a RTP” para a partilha de custos da transmissão do Mundial de Futebol de 2014.

Em causa, referem as duas televisões privadas, está uma proposta do conselho de administração da RTP relativa ao sublicenciamento dos jogos do Mundial de Futebol 2014, cujos direitos de transmissão são detidos pela estação pública.

“A proposta endereçada pelo conselho de administração da RTP pretende impor, desde logo, um modelo de leilão entre as duas operadoras privadas, postura que a SIC e a TVI rejeitam liminarmente”, segundo o comunicado.

Além disso, “a própria RTP já vendeu parte dos direitos de transmissão à Sport TV, parecendo agora estar mais interessada em controlar a concorrência dos privados do que em proporcionar o acesso livre da integralidade dos jogos do Mundial a todos os portugueses”, adiantam as duas estações.

Em vez do leilão que a RTP propõe, “a SIC e a TVI defendem uma repartição, em igualdade de circunstâncias, entre os três operadores”.

A SIC e a TVI adiantam que “a proposta da RTP exclui, logo à partida, a possibilidade” de as duas operadoras privadas “exibirem qualquer jogo da Seleção de Portugal, em qualquer das fases da competição”, o que é “contrária à postura que os três operadores de televisão em sinal aberto adotaram ultimamente, em matéria de eventos desportivos, num esforço que permite reduzir custos”.

Por isso, ao propor “agora um modelo de negociação que vigorou até 2010, quando o mercado de Open TV valia 305 milhões de euros contra os atuais 189 milhões”, a RTP “está a deitar por terra o esforço de convergência feito pelos três operadores aquando do Europeu de 2012, altura em que o país já se encontrava intervencionado e os reflexos da crise eram por demais evidentes”.

As duas estações privadas lamentam que a RTP rejeite uma “repartição equitativa dos encargos do Mundial pelos três operadores e uma desoneração do erário público”, apontando que o grupo estatal “parece querer ignorar a dramática situação financeira que o país vive desde a intervenção da ‘troika’ em 2011 e revela, mais uma vez, a sua atual vocação comercial, com prejuízo de todos, especialmente do erário público”.

A SIC e a TVI sublinham que “ao não incluir esses jogos de Portugal, a RTP prescinde dos montantes financeiros que poderiam ser assumidos pelos operadores privados e que terão, assim, de ser pagos por todos os contribuintes”, pelo que “não compreendem como pode a RTP querer assumir, sozinha, o elevado custo dos direitos de transmissão de um Campeonato Mundial de Futebol em sinal aberto”.

No comunicado, as duas estações privadas adiantam que “manifestaram à RTP a sua indisponibilidade para apresentar qualquer proposta de sublicenciamento dos jogos do Mundial de Futebol, enquanto esta não abdicasse da postura de leilão que queria promover entre a SIC e a TVI e enquanto não incluísse jogos da Seleção Portuguesa, em igualdade de circunstâncias entre os três operadores”, o que foi rejeitado pela estação pública.

“Face à intransigência da RTP em abdicar deste modelo que propõe, a SIC e TVI decidiram romper todas as negociações com a RTP com vista a uma partilha de custos do Mundial de Futebol de 2014”, concluem as duas empresas.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. a rtp como todos sabem e um cancro que o pais tem e as celulas cancerigenas sao todos aqueles que nao querem acabar com esta enfermidade. A dar i milhao de euros por dia de prejuizo qual e o problema ? nao ha condicoes de saude fecham-se hospitais que dao prejuizo morrem pessoas com falta de assistencia, estao carros parados com falta de tecnicos e cmobustivel porque nao ha dinheiro. Mas tem que haver para QUEM NAO PRODUZ e faz anomalias como esta que esta em causa. Espero que tenham ouvido o Pr freitas do amaral hoje >derrotar este governo e o minimo que se pode fazer.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …