Incêndios na Sibéria foram extintos. Área ardida equivale a 753.000 campos de futebol

(H) Russian Federation Service Aviation Forest Protection / EPA

Incêndios na Sibéria

A aviação russa extinguiu nos últimos quatro dias incêndios florestais numa área de 753.000 hectares na Sibéria, anunciou em Moscovo o Ministério da Defesa.

“Em quatro dias de atividade nas regiões de Krasnoyarsk e Irkutsk, a aviação do Ministério da Defesa da Rússia conseguiu apagar incêndios florestais de 753.000 hectares (7.530 quilómetros quadrados), assinalou em comunicado.

De acordo com este ministério, nas últimas 24 horas foram extintos 56 focos de incêndio e 303.000 hectares de floresta e bosques em chamas.

Neste domunho, acrescenta a nota, aviões de transporte militar Il-76 realizaram um total de 24 missões, lançando 1.008 toneladas de água nas zonas florestais afetadas pelos fogos. Em paralelo, helicópteros de transporte Mi-8 efetuaram 37 voos e despejaram mais 6.500 toneladas de água.

Na quarta-feira, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou que o Ministério da Defesa se juntasse aos esforços de extinção dos incêndios florestais que atingem várias regiões da Sibéria. “Centenas de povoações estão afetadas pelo fumo, as pessoas pedem ajuda e nenhuma consideração de caráter económico deve influir na prestação dessa ajuda”, afirmou o vice-ministro das Situações de Emergência, Alexandr Chuprian, que chegou este domingo à região de Irkutsk para coordenar a extinção dos incêndios.

De acordo com o Serviço Federal de Proteção Florestal Aéreo, a superfície afetada pelos fogos florestais atinge os três milhões de hectares (cerca de 30.000 quilómetros quadrados)”, semelhante à de países como a Bélgica ou Arménia.

Devido à gravidade dos incêndios, foram declaradas em estado de emergência quatro entidades da Federação da Rússia, as regiões de Krasnoyarsk e Irkutsk, e as repúblicas de Yakutia e Buriatia No combate ao fogo juntou-se hoje a organização xamânica Tenqueri com a realização de um ritual, um ‘taylagan’, para “pedir aos deuses o fim dos incêndios.

No ritual, que decorreu na ilha Olkhon do lago Baikal, “participaram cerca de 50 xamãs da Mongólia, Polónia, Alemanha e, naturalmente, da Buriatia”, disse um porta-voz da Tenqueri citado pela agência oficial russa Ria-Novosti.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …