Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Wiki Taro / Wikimedia

O ‘túmulo de Cristo’ encontra-se na vila de Shingo, reza a lenda local

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem na longínqua povoação de Shingo, no norte do Japão.

A pequena cidade japonesa encravada entre as montanhas atrai 20 mil pessoas por ano, entre peregrinos e turistas, por causa da lenda local de que ali se encontra o verdadeiro local onde Jesus foi sepultado.

Efectivamente, de acordo com a lenda local, o “verdadeiro” Jesus está ali enterrado, juntamente com a orelha do seu irmão. Nesta remota cidade japonesa, Cristo chama-se  Daitehu Taro Jurai. E, no local da sua alegada sepultura, há um montinho de terra e uma enorme cruz de madeira.

É só uma atração turística, para fazer dinheiro“, diz à ABC Marcel Poliquin, sacerdote católico que vive próximo do “Museu da Lenda de Cristo”, criado no local para explicar a lenda.

As lendas locais fazem parte de uma crença que vem do século XVII, que explicaria os anos obscuros de Jesus, sobre os quais a Bíblia é omissa. De acordo com o Museu da Lenda de Cristo, aos 21 anos Jesus teria feito uma viagem ao Japão para compreender melhor outras religiões que existiam no mundo.

Jesus teria então vivido no Japão até aos 30 anos, idade em que voltou a Jerusalém, por Marrocos, para continuar a sua jornada. A partir deste ponto, o relato torna-se mais complexo.

Aos 33 anos, segundo a lenda de Shingo, Jesus teria de facto sido preso pelas autoridades romanas, que o condenaram à crucificação. Mas, reza a lenda da pequena vila japonesa,  Jesus trocou de lugar com o irmão, conhecido no Japão como Isukiri.

Assim, diz a lenda, Jesus teria conseguido fugir de Jerusalém com duas relíquias, com as quais conseguiu chegar a Shingo: uma orelha do seu irmão crucificado e uma madeixa do cabelo de Maria.

Jesus ter-se-ia então estabelecido no Japão, formado família, e morrido, já velho, na cidade japonesa encravada entre as montanhas, tendo então sido sepultado em Shingo, no local onde hoje se ergue uma enorme cruz de madeira.

A mesma lenda afirma – baseando-se em pergaminhos do século 17 que alegadamente terão desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial – que a família dos Sawaguchis, fazendeiros de arroz da região, são descendentes directos de Jesus.

(CC0/PD) falco / pixabay

A lenda de Shingo diz o irmão de Cristo foi crucificado em seu lugar

Entre os habitantes da pequena vila japonesa, no entanto, não há cristãos. A maioria da população do Japão é budista ou xintoísta.

A origem da lenda

O folclore local terá resultado da mistura de diversos relatos: os mitos dos missionários cristãos sepultados na região, o desejo de um governador local de atrair turistas e as especulações de arqueólogos oportunistas.

De acordo com o jornalista Winifred Bird, não há uma data exacta para o aparecimento da lenda do “lugar sagrado”, mas há registo de que na década de 1930 se começou a falar sobre o suposto local onde existiria o túmulo de Cristo.

“Por volta de 1935, chegou à região Kiyomaro Takenouchi, um religioso que teria lido documentos, mais tarde conhecidos como Os Livros Takenouchi, que indicavam que Cristo tinha sido enterrado no Japão”, explica Bird à BBC.

“Quando Takenouchi chegou, um dos moradores mostrou-lhe os montes de terra cobertos com bambu, que apontou erradamente como o local onde estava enterrado Jesus e o fragmento do seu irmão”, conclui o jornalista.

A este equívoco somou-se o entusiasmo do governador local na altura, Denjiro Sasaki, que viu na ideia da sepultura de Cristo uma oportunidade turística. E efectivamente, a lenda tem rendido dividendos.

Mas será que os habitantes locais acreditam na lenda? “É uma parte central da nossa indústria turística. Se não acredita nela, não se salva” diz Mariko Hosokawa, uma habitante de Shingo, ao jornal japonês Japan Times.

Outros são mais céticos. “É claro que os túmulos são uma mentira“, diz Toshiko Sato, outra habitante local. “Mas há algo que sugere que um evento espiritual sem precedentes aconteceu nesta região”.

Mas quem afinal está enterrado na Sepultura de Cristo em Shingo? Alguns especulam que será um líder ancestral dos Ainu, população indígena local. Outros, que se trata da sepultura de um velho sábio. E outros ainda, que ninguém sequer lá está sepultado.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os japoneses são meios malucos, mas nunca pensei que também tivessem jeito para estas vigarices religiosas… devem ter aprendido com os brasileiros!…
    Provavelmente, o facto de haver uma comunidade japonesa considerável no Brasil, não será coincidência…

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …