/

Shell teve lucro recorde de 40 mil milhões. É o maior desde que nasceu, há 115 anos

A multinacional de petróleo e gás Shell registou lucros recordes em 2022, depois de os preços da energia terem disparado após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A petrolífera multinacional Shell apresentou esta quinta-feira os resultados financeiros do ano passado, com um lucro de 39,9 mil milhões de dólares — o maior nos seus 115 anos de história.

Diversas empresas de energia têm obtido lucros recorde desde que os preços do petróleo e do gás dispararam com a invasão da Ucrânia.

No Reino Unido, os lucros recordes das petrolíferas têm gerando pressão política para que estas empresas paguem mais impostos, uma vez que o aumento dos preços de energia recai sobre famílias, cada vez com dificuldades para pagar as contas.

O ano passado, o governo do Reino Unido introduziu um imposto extra — chamado “imposto sobre lucros de energia” — para ajudar a suportar o subsídio dado pelo estado britênico para as famílias pagarem as contas de energia.

Os preços do petróleo e do gás começaram a subir após o fim dos confinamentos causados pela pandemia de covid, mas dispararam após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

O imposto extra sobre os lucros obtidos com a extração de petróleo e gás do Reino Unido, que está a ser cobrado desde maio, foi inicialmente estabelecido em 25%, tendo posteriormente subido para 35%.

Em situações especiais — como perdas, investimentos em energias renováveis e encerramento de operações em algumas plataformas de petróleo — as petrolíferas em operação no Reino Unido podem a deduzir despesas do imposto que pagam.

Com estas deduções, a Shell não pagava impostos no Reino Unido desde 2017 — e só voltou a pagar depois da entrada em vigor da taxa especial sobre lucros.

Segundo o editor de economia da BBC News, Simon Jack, a Shell obtém apenas cerca de 5% da sua faturação global no Reino Unido; o restante é tributado noutros países.

Segundo o CEO da empresa, Wael Sawan, os últimos resultados da empresa “demonstram a força do portfólio diferenciado da Shell, bem como a nossa capacidade de fornecer energia vital aos nossos clientes num mundo volátil”.

O lucro de quase 40 mil milhões da Shell em 2022, que superou em muito o recorde anterior, estabelecido em 2008, incomodou os íderes da oposição no Reino Unido.

Segundo Ed Miliband, responsável pela área de Mudanças Climáticas do Partido Trabalhista, “o povo britânico deparou-se com um aumento de 40% no preço da energia em abril, enquanto o governo permite que as empresas de combustíveis fósseis tenham lucros exorbitante, recusando-se a implementar um imposto extra adequado.”

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.