Chamavam-lhe “computador humano”. Agora, a sua vida deu um filme

HetveeSPatel / Wikimedia

A indiana Shakuntala Devi, também chamada “computador humano”

Shakuntala Devi era tão rápida a fazer cálculos mentais que ficou conhecida como “computador humano”. Agora, a história da sua vida chegou ao grande ecrã.

De acordo com a BBC, o talento de Shakuntala Devi, que morreu em 2013, aos 83 anos, valeu-lhe um lugar no Livro Guinness dos Recordes e deu-lhe a oportunidade de viajar pelo mundo para demonstrar as suas proezas matemáticas em lugares como universidades, teatros, estúdios de rádio e de televisão.

Agora, a vida desta mulher indiana, a quem chamavam “computador humano”, foi retratada num filme com o seu nome, que foi lançado no passado dia 31 de julho.

Vidya Balan, a atriz de Bollywood que interpreta Devi, descreve-a, em declarações à emissora britânica, como uma “rapariga de uma pequena cidade indiana que conquistou o mundo”.

“Não teve uma educação formal, mas podia fazer os cálculos mais complexos na sua mente a uma velocidade surpreendente. Era mais rápida do que um computador”, disse.

Para se preparar para o papel, a atriz estudou, entre outras coisas, um vídeo da rede de televisão canadiana ATN Channel em que Devi pergunta à audiência se quer que responda da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda.

Segundos antes, uma pessoa tinha pedido à indiana que multiplicasse dois números de oito dígitos. Devi deu a resposta quase imediatamente. Na altura, o vídeo, publicado em 2013, foi visto mais de meio milhão de vezes.

“Dom divino”

Em entrevistas, Devi contou que fazia cálculos de cabeça “desde os três anos”. “É um presente de Deus, um dom divino”, costumava dizer, quando lhe pediam para explicar este seu talento. A indiana também aprendeu sozinha a ler e a escrever.

Em 1977, em Dallas, nos Estados Unidos, venceu uma disputa com o Univac, um dos supercomputadores mais rápidos já construídos. Mais tarde, entrou para o Guinness, depois de multiplicar dois números de 13 dígitos escolhidos ao acaso por um computador em frente a mil pessoas na Imperial College London. Devi demorou 28 segundos, incluindo o tempo para dizer o resultado de 26 dígitos.

Além de ser um génio da matemática, Devi também fez carreira como astróloga, tendo escrito livros sobre esta área, mas também sobre matemática, culinária e crime. Numa das suas obras, defendeu a descriminalização da homossexualidade que, nos anos 70, era um grande problema não só na Índia, mas na maior parte do mundo.

Shakuntala Devi era tantas coisas. Vivia a vida nos seus próprios termos. Não tinha medo, não se desculpava. E pensar que isto aconteceu há 50 anos!”, recorda Balan.

A atriz também contou com a ajuda de Anupama Banerji, a única filha desta indiana, que agora mora com a família em Londres, que lhe contou várias histórias.

“Tudo isto me deu uma ideia sobre a vida dela. Mas o que realmente me fascinou é que, normalmente, não se associa uma pessoa engraçada à matemática, e ela muda completamente essa ideia”, diz.

“Devi brincava com os números, dá para ver que existia uma espécie de alegria nela quando fazia cálculos matemáticos. E adorava atuar”, acrescenta.

Balan espera que o filme seja uma forma de entretenimento num momento em que muitas pessoas estão em casa devido à pandemia de covid-19. Mas também que “traga uma mudança na forma como se ensina matemática, que se torne mais interessante, que acabe com o medo que as pessoas têm desta disciplina e que inspire mais pessoas a estudá-la”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …