Setúbal vs Sporting | Edinho gela leão nos descontos

Balde de água fria para os “leões” na sua deslocação a Setúbal.

O Sporting mandou no jogo do princípio ao fim no Estádio do Bonfim, marcou, criou (e perdeu) oportunidades de golo, mas adormeceu na lentidão e falta de qualidade do jogo e deixou-se empatar já nos descontos, numa grande penalidade convertida por Edinho, quando já ninguém esperava por outro desfecho a não ser a vitória sportinguista.

O Jogo explicado em Números

  • Arranque de jogo algo frio, como a noite em Setúbal. Sporting com 80% de posse, mas apenas um remates nos primeiros dez minutos, enquadrado, da autoria de Gelson Martins.
  • A pressão leonina foi-se intensificando, perante um Vitória sem grandes ideias e capacidade para colocar muitos homens na frente. Os visitantes registavam cinco remates aos 20 minutos, apenas um com boa direcção, e 76% de posse de bola, adivinhando-se o golo a qualquer momento.
  • E esse tento surgiria aos 31 minutos. Gelson Martins serviu Bruno Fernandes que, na passada, rematou para o fundo da baliza de Cristiano. Um golo que surgiu ao sexto remate leonino, segundo enquadrado, numa altura em que a formação de Jorge jesus era senhora do encontro, com 73% de posse.
  • A contrariar o domínio e superioridade do Sporting apenas se destacava, por volta dos 40 minutos, o lateral-direito Arnold, que nesta fase registava um rating de 6.2, fruto essencialmente de seis desarmes.
  • Vantagem totalmente justificada do Sporting ao descanso. Os “leões” dominaram por completo a partida, com 72% de posse de bola, sete remates, dois enquadrados, uma ocasião flagrante e um golo marcado.
  • Isto perante um Vitória que só rematou duas vezes (sem boa direcção) e não foi além dos 59% de eficácia de passe nestes primeiros 45 minutos.
  • O melhor nesta altura era Gelson Martins, com um GoalPoint Rating de 6.4. O extremo tentou o golo, em dois remates, um enquadrado, mas brilhou na assistência para o tento de Bruno Fernandes.
  • Mais do mesmo no arranque da segunda parte. “Leão” dominador e mais perigoso, com os dois únicos remates nos primeiros 15 minutos após o reatamento (embora desenquadrados) e um Vitória com apenas 29% de posse e uma percentagem de passe a rondar os 60%.
  • A inoperância dos da casa era total, ao ponto de arrastar o próprio Sporting para uma segunda parte menos conseguida e mais atabalhoada. Ainda assim, só os “leões” tinham rematado (3) após o descanso, quando o jogo atingia os 70 minutos, mas sempre disparos desenquadrados. E até a posse de bola começava a cair (66%).
  • Aos 73 minutos, finalmente o Vitória enquadrou o seu primeiro remate no jogo, por João Amaral, mas Sebastián Coates impediu o empate para os sadinos. Grande oportunidade de golo.
  • Muitas bolas na área do Vitória colocadas pelo Sporting por volta dos 80 minutos, mais concretamente 31, contra 16 na área contrária. E nesta altura, o “leão” era dono de todos os cantos da partida, sete – mais um sintoma da inoperância sadina.
  • Num dos últimos lances do jogo, Bruno Fernandes passou por todos na grande área e acertou no poste esquerdo da baliza de Cristiano. Mas o jogo não estava fechado, apenas adormecido. E nesse adormecimento, o Vitória apanhou o Sporting em contra-pé, já nos descontos. Edinho isolou-se e o árbitro assinalou falta de Mathieu sobre o atacante na grande área. Na conversão do penálti, Edinho não falhou e fez o 1-1.

O Homem do Jogo

Bruno Fernandes foi o melhor em campo no Estádio do Bonfim. O Sporting esteve sempre em cima do V. Setúbal, à procura de ampliar a vantagem conseguida através de um tento do médio português, e ele próprio teve nos pés o 2-0, mas a bola foi ao ferro.

Bruno terminou com um GoalPoint Rating de 7.4, não só pelo tento que apontou, em dois remates, mas também pelos dois passes para finalização e pela ajuda que deu na defesa, com quatro desarmes realizados e seis recuperações de posse.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/954436608304013312

Jogadores em foco

  • Gelson Martins 6.8 – O extremo foi o melhor nos primeiros 45 minutos, e até melhorou o seu rating. Porém, a exibição de Bruno Fernandes atirou Gelson para segundo. No final registou uma assistência em dois passes para finalização, tentou oito vezes o drible, cinco com sucesso e fez três desarmes.
  • Nuno Pinto 6.6 – Aquele que tem sido o melhor jogador dos sadinos esta temporada foi, também, o melhor ante o Sporting. O lateral-esquerdo esteve especialmente bem a defender, com 11 recuperações de posse e 15 acções defensivas.
  • Arnold 6.5 – Desde o início que o lateral-direito estava a ser um dos melhores dos da casa, e confirmou-o até final. Ao intervalo já registava impressionantes seis desarmes, e terminou com sete, um deles ganho na grande área, para além de cinco alívios.
  • Marcos Acuña 6.4 – O argentino esteve muito certo ao longo da partida, tendo realizado quatro remates, o máximo do encontro, embora nenhum enquadrado. Para a história ficam também dois passes para finalização, cinco tentativas de drible (uma com sucesso) e 14 vezes a bola colocada na área contrária.
  • Mathieu 4.4 – O central francês nem estava a comprometer, pois o Vitória não o tinha obrigado a grande trabalho. Porém, cometeu a grande penalidade que definiu o empate final, pelo que soma o pior rating leonino.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …