Vitória de Setúbal de “quarentena”. Proença convoca presidentes para reunião

Sérgio Azenha / Lusa

Pedro Proença

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai convidar os presidentes do Vitória de Setúbal e do Sporting para uma reunião ainda esta sexta-feira.

De acordo com fonte oficial do organismo, Pedro Proença “tem acompanhado com preocupação” a situação do encontro entre Vitória de Setúbal e Sporting, previsto para sábado.

Os sadinos pediram o adiamento do encontro, devido a uma virose que afetou vários jogadores da equipa, que ficaram impedidos de treinar durante alguns dias esta semana. Contudo, o Sporting, alegando um calendário congestionado, não aceitou alterar a data do encontro, previsto para as 20h30 deste sábado, no Estádio do Bonfim.

Hoje, o treinador dos leões, Jorge Silas, admitiu não se opor ao adiamento do jogo, desde que a nova data “não prejudique ninguém”, acrescentando que “a data proposta não é viável” [5 de fevereiro].

“Estou disponível para jogar numa data que não prejudique ninguém. Na data proposta, poderemos vir a ter o sexto jogo sem descansar e iríamos pôr os nossos jogadores em risco de lesão”, disse.

“Se o jogo acontecer noutra altura, não vejo qualquer problema. Foi essa a conversa que tive com o treinador do Vitória e ele percebeu perfeitamente”, disse Silas, que desejou as melhoras aos jogadores sadinos.

Ao Diário de Notícias, fonte oficial do Vitória de Setúbal adiantou que todos os jogadores do plantel ficaram em casa esta manhã, de quarentena. A sessão de treino que estava agendada poderá realizar-se durante a tarde, mediante os resultados da avaliação levada a cabo pelo departamento médico.

Sadinos acusam Sporting de violar estatutos

“Esta tomada de posição do Sporting CP não é mais do que uma insofismável violação dos princípios gerais descritos no artigo 10.º dos Estatutos da Liga Portugal — a saber, o da legalidade, da igualdade, da ética, da lealdade, da verdade desportiva, da boa-fé, da colaboração mútua, da proteção do bom nome do futebol profissional, da transparência e da solidariedade entre os associados Liga”, lê-se num comunicado dos sadinos.

“A violação de todos estes princípios impõe que o Vitória FC dispute a próxima jornada com uma equipa manifestamente inferiorizada“, considera ainda o clube sadino.

Adiantando que não vai realizar estágio para o jogo de sábado, o Vitória de Setúbal considera que impor que jogue o clube “nestas condições significa colocar em causa a integridade da competição, algo que os regulamentos da Liga pretendem evitar”.

Para os sadinos, “o Sporting adota um procedimento disciplinarmente censurável” ao não aceitar a alteração do encontro, acusando o clube leonino de ter “por objetivo, única e exclusivamente, obrigar o Vitória FC a apresentar em campo uma equipa notoriamente inferiorizada”.

“Com esta conduta e ao vir, agora, de forma hipócrita e cínica, disponibilizar o seu departamento médico, o Sporting CP mais confirma um procedimento e forma de estar que consubstancia uma violação grosseira dos princípios da boa fé que se impõem no relacionamento entre clubes, mas também uma violação dos deveres deontológicos entre profissionais da medicina, que, de resto, o presidente do Sporting CP tão bem conhece”.

Para o Vitória de Setúbal, esta é “uma violação regulamentar sem par e que em nada dignifica o futebol português” e que justifica “uma posição firme e intransigente do Vitória FC”.

“O Vitória FC jamais se vergará aos interesses de outros, mesmo que grandes, e não abdicará de defender os seus, porque o Vitória FC é enorme”, conclui o clube.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …