Vitória de Setúbal de “quarentena”. Proença convoca presidentes para reunião

Sérgio Azenha / Lusa

Pedro Proença

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai convidar os presidentes do Vitória de Setúbal e do Sporting para uma reunião ainda esta sexta-feira.

De acordo com fonte oficial do organismo, Pedro Proença “tem acompanhado com preocupação” a situação do encontro entre Vitória de Setúbal e Sporting, previsto para sábado.

Os sadinos pediram o adiamento do encontro, devido a uma virose que afetou vários jogadores da equipa, que ficaram impedidos de treinar durante alguns dias esta semana. Contudo, o Sporting, alegando um calendário congestionado, não aceitou alterar a data do encontro, previsto para as 20h30 deste sábado, no Estádio do Bonfim.

Hoje, o treinador dos leões, Jorge Silas, admitiu não se opor ao adiamento do jogo, desde que a nova data “não prejudique ninguém”, acrescentando que “a data proposta não é viável” [5 de fevereiro].

“Estou disponível para jogar numa data que não prejudique ninguém. Na data proposta, poderemos vir a ter o sexto jogo sem descansar e iríamos pôr os nossos jogadores em risco de lesão”, disse.

“Se o jogo acontecer noutra altura, não vejo qualquer problema. Foi essa a conversa que tive com o treinador do Vitória e ele percebeu perfeitamente”, disse Silas, que desejou as melhoras aos jogadores sadinos.

Ao Diário de Notícias, fonte oficial do Vitória de Setúbal adiantou que todos os jogadores do plantel ficaram em casa esta manhã, de quarentena. A sessão de treino que estava agendada poderá realizar-se durante a tarde, mediante os resultados da avaliação levada a cabo pelo departamento médico.

Sadinos acusam Sporting de violar estatutos

“Esta tomada de posição do Sporting CP não é mais do que uma insofismável violação dos princípios gerais descritos no artigo 10.º dos Estatutos da Liga Portugal — a saber, o da legalidade, da igualdade, da ética, da lealdade, da verdade desportiva, da boa-fé, da colaboração mútua, da proteção do bom nome do futebol profissional, da transparência e da solidariedade entre os associados Liga”, lê-se num comunicado dos sadinos.

“A violação de todos estes princípios impõe que o Vitória FC dispute a próxima jornada com uma equipa manifestamente inferiorizada“, considera ainda o clube sadino.

Adiantando que não vai realizar estágio para o jogo de sábado, o Vitória de Setúbal considera que impor que jogue o clube “nestas condições significa colocar em causa a integridade da competição, algo que os regulamentos da Liga pretendem evitar”.

Para os sadinos, “o Sporting adota um procedimento disciplinarmente censurável” ao não aceitar a alteração do encontro, acusando o clube leonino de ter “por objetivo, única e exclusivamente, obrigar o Vitória FC a apresentar em campo uma equipa notoriamente inferiorizada”.

“Com esta conduta e ao vir, agora, de forma hipócrita e cínica, disponibilizar o seu departamento médico, o Sporting CP mais confirma um procedimento e forma de estar que consubstancia uma violação grosseira dos princípios da boa fé que se impõem no relacionamento entre clubes, mas também uma violação dos deveres deontológicos entre profissionais da medicina, que, de resto, o presidente do Sporting CP tão bem conhece”.

Para o Vitória de Setúbal, esta é “uma violação regulamentar sem par e que em nada dignifica o futebol português” e que justifica “uma posição firme e intransigente do Vitória FC”.

“O Vitória FC jamais se vergará aos interesses de outros, mesmo que grandes, e não abdicará de defender os seus, porque o Vitória FC é enorme”, conclui o clube.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …