Encontradas sete bombas da 2ª Guerra Mundial no espaço da futura fábrica da Tesla

A polícia alemã informou no domingo que técnicos em explosivos desativaram sete bombas da 2ª Guerra Mundial encontradas num terreno onde irá funcionar a fábrica da Tesla, nas proximidades de Berlim.

A Tesla decidiu na última semana comprar 300 hectares de terreno em Gruenheide, no leste de Berlim, por 40,9 milhões de euros. A surpresa chegou com o anúncio que nesse terreno existiam sete bombas da 2ª Guerra Mundial, noticou a AFP.

Segundo a polícia alemã, tratava-se de bombas de pequeno porte e tinham sido lançadas pela aviação americana durante a última grande guerra. Quase 75 anos depois, a Alemanha está repleta de bombas que não explodiram e que acabaram por ser enterradas durante obras posteriores à guerra.

Essa será a primeira fábrica gigante da empresa americana na Europa e, em 2021, a Tesla espera produzir 500 mil unidades por ano.

Ainda que autoridades locais e os moradores tenham sido favoráveis à construção da fábrica, nomeadamente por causa da criação de milhares de empregos na região, o projeto gerou polémica devido à sua instalação numa zona arborizada.

Os críticos alegam que o desmatamento previsto afetará a fauna e a flora local e poderia representar um perigo ao abastecimento de água potável na região, o que fez com que dezenas de pessoas s manifestassem nas últimas semanas.

O presidente da empresa, Elon Musk, respondeu às críticas no último sábado no Twitter: “Parece que temos que explicar algumas coisas!”, disse o bilionário. Sobre o consumo de água, que segundo os críticos à construção da fábrica chegará a 300 metros cúbicos por hora, Musk respondeu que será algo pontual e “não todo o tempo”.

O empresário acrescentou que o bosque não é natural, mas sim uma área de reflorestada. “Plantaram árvores para fazer carvão e só utilizaremos uma pequena parte”, para a fábrica, ressaltou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Querida ZAP, não é “tratavam-se de bombas”, é tratava se de bombas. O verbo tratar, quando é sinónimo de lidar, só se conjuga na 3ª pessoa do singular. Reparem que as bombas não são o sujeito. O sujeito aqui é indefinido. Alguém tratava mas não se sabe quem. Vocês como jornalistas tinham obrigação de saber isto.

RESPONDER

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …