//

Serviços secretos alemães acusam Rússia de envolvimento nos ciberataques de 2015

O BfV, serviço interno de informação da Alemanha, revelaram esta sexta-feira ter indícios do envolvimento da Rússia numa série de ataques informáticos que visaram nomeadamente a câmara baixa do parlamento alemão em 2015.

“Uma das mais ativas e agressivas campanhas atualmente é a ‘Sofacy/APT 28’. O Gabinete de Proteção da Constituição vê nela indícios de controlo estatal russo”, afirma o BfV em comunicado.

“Os ataques dos serviços de informação russos inserem-se em operações de dimensão internacional que visam obter informações estratégicas. Algumas dessas operações remontam a um período de 7 a 11 anos”, acrescentou.

A Bundestag, câmara baixa do parlamento alemão, foi visada por ‘software’ malicioso na primavera de 2015 que “comprometeu a sua rede de dados”.

O comunicado da agência alemã cita igualmente “a campanha Sandworm“, que tem por “objetivo a sabotagem informática”.

“Além das instituições governamentais, os objetivos dos ataques são empresas de telecomunicações, fornecedores de energia, universidades e outras instituições de ensino”, afirma o BfV.

“As campanhas monitorizadas pelo BfV visam geralmente obter informação, ou seja, espiar. Contudo, os serviços secretos russos também demonstraram disposição para atos de sabotagem”, afirmou o diretor dos serviços de informações alemães, Hans-Georg Maassen, no comunicado.

“A segurança informática das instituições governamentais, administrativas, económicas, científicas e de investigação está permanentemente ameaçada”, acrescentou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.