Serviços franceses confirmam que Renault usou “estratégias fraudulentas”

A Renault utilizou “estratégias fraudulentas” durante mais de sete anos para enganar sobre os níveis de contaminação dos motores ‘diesel’, segundo um relatório dos serviços antifraude franceses revelado esta quarta-feira pelo Libération.

“A Renault SAS enganou os consumidores sobre os controlos efetuados e, em particular, no controlo regulamentar de homologação sobre as emissões contaminantes”, afirma o organismo antifraude dependente do Ministério da Economia (DGCCRF) num documento de novembro de 2016, que serviu para a abertura de uma investigação judicial em janeiro do mesmo ano.

Na altura, a Renault começou a ser investigada por alegada fraude nos testes de emissões, semelhante à usada pela Volkswagen para esconder emissões excessivas de gases poluentes.

As autoridades investigaram várias instalações responsáveis pela certificação e engenharia de motores para avaliar suspeitas relacionadas com os testes de emissões e a certificação dos motores. No entanto, a fabricante disse que cumpre todas as normas legais.

Um porta-voz da empresa já disse à agência EFE que o grupo tornará público um comunicado durante o dia de hoje para dar a conhecer a sua posição.

Renault nega “estratégias fraudulentas”

Num comunicado, a Renault insiste que “nenhum dos serviços da empresa infringiu as regras, europeias ou nacionais, refletivas à homologação”.

“O Grupo Renault examinou um artigo desequilibrado publicado hoje na imprensa nacional relativo ao ‘dossier das emissões'”, explicou o fabricante, antes de adiantar que “não tenciona comentar uma investigação em curso, processo confidencial por natureza e ao qual a empresa não tem acesso”.

Assim, adianta, a empresa “não pode confirmar a veracidade, exaustividade e fiabilidade das informações contidas no artigo”.

A Renault assegura ainda que justificará que respeitou a regulamentação, mas que “reservará as explicações aos magistrados que instruem o caso”.

O Ministério Público de Paris anunciou em 13 de janeiro último que três juízes de instrução iam realizar investigações sobre se a Renault tinha manipulado os controlos a que são submetidos os veículos para serem homologados.

As investigações tinham como base este estudo do organismo antifraude dependente do Ministério da Economia (DGCCRF).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …