Renault (também) suspeita de fraude nas emissões

A Renault está a ser investigada por alegada fraude nos testes de emissões, semelhante à usada pela Volkswagen para esconder emissões excessivas de gases poluentes.

A AFP noticiou que a polícia francesa terá estado na quinta-feira passada em fábricas da marca francesa e apreendido computadores de gestores da empresa.

Segundo a agência de notícias, os contornos em que decorreram as buscas levam a crer que se trata de um processo relacionado com a investigação alargada ao setor automóvel iniciada após o escândalo da Volkswagen, que rebentou em setembro.

De acordo com um documento publicado pelo sindicato CGT na fábrica de Lardy, em França, vários agentes da Direção Geral da Concorrência, do Consumo e da Repressão de Fraudes (DGCCRF), divisão do Ministério da Economia francês, estiveram nas instalações.

As autoridades estariam a investigar várias instalações responsáveis pela certificação e engenharia de motores para avaliar suspeitas relacionadas com os testes emissões e a certificação dos motores.

“Estamos todos surpreendidos”, referiu Franck Daoût, dirigente do sindicato em declarações citadas pela rádio Europe 1.

O escândalo rebentou nos Estados Unidos durante o ano passado, quando as autoridades revelaram que os carros a gasóleo da Volkswagen estavam equipados com software capaz de esconder o valor real das emissões.

A Renault informou, entretanto, que será publicado um comunicado “em breve”.

No final de setembro, o Renault Mégane, um dos modelos mais vendidos da marca, foi identificado como um dos automóveis com desvio de 40% entre os testes de emissões e a condução real, de acordo com o relatório “Mind the Gap”, publicado anualmente pela Transport & Environment, entidade que trabalha diretamente com a Comissão Europeia.

“O escândalo da Volkswagen é só a ponta do iceberg e o que está escondido é um abuso generalizado das fabricantes automóveis”, afirmou Greg Archer, da T&E.

Os investidores da Renault estão a reagir com pessimismo às notícias e as ações da empresa já afundaram mais de 20% na bolsa de Paris, para os 69,28 euros.

Quando rebentou o escândalo da Volkswagen, o governo francês pediu uma investigação “em toda a Europa”. O ministro das Finanças, Michel Sapin, disse na altura que, de modo a “tranquilizar” o público, é “necessário” levar a cabo verificações nos carros fabricados por outras empresas europeias.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …