/

Serra da Estrela pintada de branco em pleno Verão

2

Sandra Alpalhão / Facebook

Tempestade de granizo cobriu Serra da Estrela de Branco em pleno Verão.

Uma tempestade de granizo, em pleno mês de Julho, cobriu de branco a Serra da Estrela. Um fenómeno surpreendente no pico do Verão que é culpa do anti-ciclone dos Açores.

É uma paisagem invulgar quando estamos em Julho, em pleno Verão, mas a Serra da Estrela voltou a cobrir-se de branco neste domingo, depois da queda de uma tempestade de granizo.

O fenómeno surpreendeu os locais e está também a surpreender os utilizadores das redes sociais, confrontados com as imagens do sucedido.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica, através das palavras de Vânia Lopes em declarações ao Diário de Notícias, que o fenómeno meteorológico se deve à posição actual do anti-ciclone dos Açores que leva a uma situação de instabilidade em Portugal Continental.

“Com o anticiclone dos Açores muito recuado em relação ao que é a sua posição normal”, fica “incapaz de funcionar como bloqueio à passagem de depressões e superfícies frontais”, explica ainda Vânia Lopes.

“O fenómeno é raro, mas não é inédito”, acrescenta Cristina Simões do IPMA, em declarações à TVI, notando que “acontece por causa da depressão que está afectar o país”. “A instabilidade provocou queda de granizo e trovoada nas regiões Norte e Centro”,  sublinha.

Esta meteorologista conclui que podemos “dizer que ainda estamos na ‘transição da primavera'”.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.