Um sucesso viral? A sequência do coronavírus produz uma música surpreendentemente agradável

Uma equipa de investigadores transformou o genoma do novo coronavírus em música e surpreendeu-se pela melodia agradável que gerou.

Um estudo recentemente publicado na revista científica BMC Bioinformatics revela como a música pode ser usada para revelar propriedades funcionais do genoma do coronavírus.

Este projeto segue o trabalho anterior que gerou um áudio a partir de sequências de ADN humano. Desta vez, o investigador Mark Temple queria aplicar essas técnicas ao vírus que está a varrer o mundo para ver o que poderia ser revelado.

Os genes do coronavírus são como capítulos de livros biológicos: eles contêm todas as palavras que descrevem o vírus e como é que ele pode funcionar. Essas “palavras” são feitas de cadeias de letras químicas às quais os cientistas se referem como G, A, U e C.

Este “livro” viral tem mais de 30.000 caracteres. Alguns desses caracteres juntam-se para formar o que os cientistas chamam de codão, que é uma sequência de ARN que corresponde a um aminoácido específico. Mas, para nos mantermos fiéis à analogia, vamos apenas dizer que eles juntam-se para formar “palavras”.

Os investigadores atribuíram notas a essas palavras para gerar áudio. Os cientistas desenvolveram uma ferramenta online para ouvir o som do coronavírus fazendo duas coisas que a maioria dos genomas faz: a primeira é chamada de “tradução”, que é onde o vírus produz novas proteínas. A segunda é chamada de “transcrição”, que é onde o genoma do vírus se copia.

Há várias coisas que se pode ouvir: o início e o fim dos genes, as regiões entre os genes e as partes do genoma que controlam como é que os genes são expressos.

Relações entre estrutura e função

Para que serve tudo isto? Como ferramenta de investigação, o áudio ajuda a suplementar algumas das muitas exibições visuais que existem para representar informações genómicas.

Por outras palavras, ajuda os cientistas a entender ainda mais sobre o vírus e como é que ele opera. Recentemente, o compositor e investigador brasileiro Eduardo Miranda, da Universidade de Plymouth, usou dados de sequência de ADN para composição musical e para entender melhor a biologia sintética. O investigador Markus Buehler, do MIT, tem trabalhado com representações musicais de proteínas para indagar sobre novas estruturas de proteínas.

Surpreendentemente, ouvindo o genoma do novo coronavírus ficamos surpreendidos com o quão musical ele soa.

https://twitter.com/Sonifyed/status/1313097669116678146

  ZAP // The Conversation

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há alunos ainda sem manuais devido a atrasos na impressão e distribuição

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros justifica os atrasos com o fim mais tardio do ano lectivo anterior, o que levou a que todo o processo ficasse atrasado. Segundo avança o Público, cerca de um …

O Twitter foi palco de troca de acusações entre os primeiros-ministros da Eslovénia e dos Países Baixos

Troca de palavras decorreu na rede social com acusações pouco habituais entre chefes de Governo e principais figuras das instituições europeias. Foi num tom pouco habitual e num cenário igualmente pouco expectável — pelo seu nível …

Enfermeira com uma vacina na mão

Dose única da vacina. Portugueses recuperados travados por países que exigem vacinação completa

Os portugueses recuperados da covid-19 só receberam uma dose da vacina. Agora, estão a ter dificuldades em viajar para alguns países, como o Reino Unido ou o Canadá. Segundo o Jornal de Notícias, há portugueses recuperados …

Menos de metade dos novos médicos é que vai para o SNS

Nos últimos seis anos, menos de metade dos novos profissionais que se inscreveram na Ordem dos Médicos, ingressam no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo o Correio da Manhã, o número de inscritos na Ordem dos …

Miguel Pinto Luz: "O grande vencedor deste Orçamento chama-se Pedro Nuno Santos"

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais considera que o "grande vencedor" deste Orçamento do Estado é Pedro Nuno Santos e que o ministro "aumentou o seu capital político". Em entrevista ao Diário de Notícias e …

Médicos libaneses ajudam a retirar pessoas depois dos confrontos durante uma manifestação em Beirute

Líbano decreta dia de luto nacional depois de tiroteio durante manifestação causar seis mortos

Confrontos durante uma manifestação convocada pelo Hezbollah na manhã de ontem causaram seis vítimas mortais. O protesto era contra o juiz que lidera o inquérito à explosão no porto de Beirute no ano passado. O Líbano …

Argentina ganhou: os números de Emiliano e a crítica de Messi

Resultado positivo diante do Peru não impediu uma "boca" do número 10 ao árbitro. Mais um jogo em que Emiliano Martínez não sofreu golos. A Argentina está cada vez mais perto de assegurar a presença na …

Leão promete "boa notícia" para as empresas sobre o preço da electricidade

Com as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2022 ao rubro, o ministro das Finanças, João Leão, acredita num entendimento à esquerda e revela que o próximo ano vai trazer "uma boa notícia" …

"Não tenho problema em ir para casa" - e foi mesmo, no dia seguinte

Eduardo Berizzo, seleccionador do Paraguai, disse que não teria que receber qualquer indemnização, se fosse demitido. E foi. O percurso de qualificação para a fase final do Mundial 2022 não está propriamente famoso para os lados …

Revolta contra os preços dos combustíveis. Greves, ameaças de bloqueio e transporte escolar em risco

A contínua subida dos preços dos combustíveis está a gerar uma onda de contestação, com cidadãos a apelarem à greve ao abastecimento, os camionistas a ameaçarem com protestos, alertas de aumento de bens essenciais, como …