Senador republicano arrasa Trump: “é medíocre” e “beija o traseiro a ditadores”

Ben Sasse, senador do Partido Republicano, acusou Donald Trump de estar a entregar o poder político ao Partido Democrata para as próximas décadas, por causa da “repulsa” que o seu comportamento provoca no eleitorado mais jovem.

O senador republicano Ben Sasse criticou duramente o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusando-o de ser um líder “medíocre” e prevendo a sua derrota nas eleições presidenciais de 3 de novembro.

“Há muitos assuntos sérios sobre os quais não concordamos”, disse o senador eleito pelo Estado de Nebrasca, quando questionado sobre as suas relações com o Presidente, durante uma videoconferência com os seus constituintes.

“Ele não é apenas medíocre como republicano. Ele é medíocre como americano“, disse Sasse, numa referência violenta contra Trump, apesar de pertencerem ao mesmo partido.

Sasse disse que lhe parece “muito provável” uma derrota do candidato republicano no próximo dia 3 de novembro, numas eleições que ele prevê poderem vir a ser “um banho de sangue” para o seu partido, admitindo que possa perder a maioria no Senado que atualmente detém.

Ben Sasse criticou ainda a forma como Trump “beija o traseiro a ditadores“, referindo-se às relações estabelecidas com o Presidente chinês, Xi Jinping, e “a forma como ignora os uigures, que estão literalmente em campos de concentração em Xinjiang”, referindo-se às perseguições do Partido Comunista Chinês à minoria muçulmana naquela região chinesa.

“Ele não levantou um dedo em nome do povo de Hong Kong”, disse Bem Sasse, explicando que, com Trump, “os Estados Unidos regularmente traem os seus aliados”.

Na política interna, o senador condenou a forma como o Presidente do seu partido “trata as mulheres e deita dinheiro fora“, acrescentando que Trump “faz troça dos evangélicos, nas costas deles” e prefere “namorar com os supremacistas brancos”.

Ben Sasse, que é um senador republicano da fação religiosa e conservadora do partido, também critica a forma como o Presidente tem gerido a pandemia de covid-19, dizendo que Trump recusou-se a levar a sério a crise sanitária “por tempo demais”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …