Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um “orangotango”.

O tribunal de Bérgamo emitiu esta segunda-feira a sentença, apesar de Roberto Calderoli não passar pela prisão, uma vez que a pena de 18 meses foi suspensa na sua execução.

O político italiano da Liga do Norte fez esta comparação de Cécile Kyenge, a única do governo de Enrico Letta que era negra, em julho de 2013, durante um ato do seu partido em Treviglio.

“Eu conforto-me quando navego na Internet e vejo fotografias do Governo. Amo os animais, os ursos e os lobos, mas quando vejo imagens de Kyenge não posso deixar de pensar nas feições de um orangotango“, disse Calderoli, que foi ministro no último governo de Sílvio Berlusconi.

As suas palavras causaram grande polémica entre a classe política e Roberto Calderoli teve de pedir desculpa no Parlamento e reconhecer que cometeu uma “idiotice”.

Cécile Kyenge, originária da República Democrática do Congo, saudou a decisão do tribunal e referiu que, apesar de a pena estar suspensa, “é uma condenação importante para todos os que lutam contra o racismo”.

UK in Italy / Flickr

Cècile Kyenge

Foi um dos ataques racistas de maior destaque contra Kyenge durante o seu tempo no governo de Enrico Letta recorda o The Guardian. A ministra foi atacada com bananas durante eventos políticos e repetidamente enfrentou insultos de políticos, a maioria dos quais da Liga, mas também de Irmãos da Itália, num partido menor de extrema-direita.

Em 2017, Mario Borghezio, eurodeputado da Liga, foi condenado a pagar 50 mil euros por descrever a administração de Letta como o “governo do bongo-bongo” após a nomeação de Kyenge. Atualmente, a ministra está incluída em processos legais contra nove outros políticos.

Matteo Salvini, o líder da Liga e ministro do Interior da Itália, está a processar Kyenge por difamação depois de ter chamado o partido de racista. Uma segunda audiência está marcada para 29 de março.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …