Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Cid Gomes, senador do Ceará

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará.

O senador Cid Gomes foi baleado, na noite desta quarta-feira, quando avançava com uma retroescavadora contra um portão de um quartel da Polícia Militar que tinha sido tomado por polícias amotinados, que protestavam contra uma reestruturação das forças de segurança lançada pelo governador Camilo Santana, do Partido Trabalhista.

De acordo com o Público, o senador levou dois tiros e está internado, mas não corre risco de vida. Uma das balas entrou pela clavícula e outra atingiu o pulmão esquerdo, segundo o Hospital do Coração de Sobral, no estado brasileiro do Ceará.

Sérgio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, autorizou o envio para o Ceará da Força Nacional de Segurança Pública, um corpo formado por elementos da Polícia Militar de vários estados brasileiros, com quartel-general em Brasília, e criado em 2004, durante a presidência de Lula da Silva.

A Folha de S. Paulo avança que foram detidos três polícias e 250 estão agora a ser investigados por participarem em ações de protesto exigindo aumentos salariais.

Cid Gomes chegou a Sobral a fazer um discurso contra a paralisação e os protestos da Polícia Militar. Aliás, segundo conta O Povo, mesmo antes de ter chegado à cidade brasileira, o senador convocou a população a ir esperá-lo ao aeroporto através das redes sociais.

“Quem tem direito de andar armado não pode, pela nossa Constituição, fazer greve”, afirmou.

O senador deslocou-se ao quartel que tinha sido tomado pelos agentes da polícia militar em protesto e deu-lhes “cinco minutos” para saírem. Como os polícias não abandonaram o local, Cid Gomes foi buscar uma retroescavadora, com a qual se propôs arrombar o portão. Segundo o matutino, foi então que foi baleado.

Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente brasileiro, criticou nas redes sociais a atitude de Cid Gomes. “É inacreditável que um senador da república lance mão de uma atitude insensata como essa, expondo militares e familiares a um risco desnecessário em um momento já delicado”, escreveu no Twitter.

Ciro Gomes não se deixou ficar e respondeu: “Deputado Eduardo Bolsonaro, será necessário que nos matem mesmo antes de permitirmos que milícias controlem o estado do Ceará como os canalhas de sua família fizeram com o Rio de Janeiro“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …