Senado limita poderes de Trump para evitar ataque ao Irão

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Senado norte-americano aprovou uma resolução para limitar os poderes de guerra de Donald Trump. O objetivo é evitar que o presidente dos EUA inicia uma guerra contra o Irão.

O Senado dos Estados Unidos aprovou esta quinta-feira uma resolução para limitar os poderes de Donald Trump para iniciar uma guerra contra o Irão sem autorização prévia do Congresso. No entanto, o presidente norte-americano deverá vetar esta decisão.

A resolução, que contou com o apoio de oito membros do Partido Republicano, prevê que Trump peça autorização ao Congresso para avançar com ações militares contra Teerão. Antes de chegar ao Senado, a Câmara dos Representantes já tinha aprovado uma medida semelhante, em janeiro.

“Se o Presidente tem e deve sempre ter a capacidade de defender os Estados Unidos contra um ataque iminente, o poder executivo deve parar por aí“, disse esta quinta-feira o senador Democrata e autor da resolução, Tim Kaine, citado pelo Jornal de Notícias.

“Uma guerra ofensiva requer um debate e uma votação no Congresso, sendo esse o único poder para declarar guerra de acordo com a Constituição Americana”, acrescentou.

Mesmo que Trump vete a resolução, esta é vista como uma vitória para os Democratas, que contaram com 55 votos favoráveis e 45 contra, segundo a RTP. O presidente norte-americano já se tinha manifestado no Twitter sobre a resolução, dizendo que caso fosse aprovada “enviaria um sinal muito mau” para a segurança dos EUA.

“É muito importante para a segurança do nosso país que o Senados dos Estados Unidos não vote na resolução dos poderes de guerra no Irão. Estamos a ir muito bem com o Irão e não é hora de mostrar fraqueza. Os americanos apoiam predominantemente o nosso ataque ao terrorista Soleimani”, começou por escrever.

“Se as minhas mãos estivessem atadas, seria uma volta no parque para o Irão. Envia um sinal muito mau. Os democratas estão a fazer isto apenas como uma tentativa de embaraçar o Partido Republicano. Não deixe isto acontecer!”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não percebem mesmo as jogadas negociais de Trump…
    O Trump não quer guerra com o Irão. Agora os democratas, sempre a inverterem tudo e todos, se pudessem, já tinham atacado o Irão! Basta ver declarações dadas pela Hillary Clinton no passado.

RESPONDER

Várias estátuas do Porto vandalizadas com "lágrimas azuis"

Várias estátuas do Porto, nomeadamente no Jardim da Cordoaria e na Praça Carlos Alberto, surgiram esta terça-feira vandalizadas, pintadas com lágrimas azuis, atos que foram confirmados à Lusa pela Câmara do Porto. Na Praça Carlos Alberto, …

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …