/

Senado dos EUA chega a acordo para terminar “shutdown”

cliff1066 / Flickr

Capitólio dos Estados Unidos

O Senado dos EUA aprovou, esta segunda-feira, o texto de financiamento temporário do orçamento federal, que deve acabar com três dias de paralisia parcial do Governo federal, o designado “shutdown”.

Esta segunda-feira, o Senado dos Estados Unidos chegou a um consenso sobre um projeto de lei de orçamento provisório. O governo federal estava paralisado desde a meia-noite de sábado.

Após intensas discussões, os líderes democratas e republicanos chegaram a um acordo sobre um documento que assegura o financiamento das operações do Estado até dia 8 de fevereiro. O governo federal vai, assim, reabrir portas após quase três dias de “shutdown”.

Os democratas tinham insistido que qualquer acordo para terminar o “shutdown” teria de incluir proteção para os jovens imigrantes indocumentados, os chamados “dreamers”. Do outro lado, os republicanos garantiam que não negociavam em matérias de imigração até que os democratas lhes dessem os votos necessários para reabrir o governo.

Estes jovens imigrantes eram protegidos, desde 2012, pelo DACA, um programa criado pelo presidente Barack Obama. No entanto, desde que o dispositivo foi revogado em setembro passado por Donald Trump, 700 mil “sonhadores” correm o risco de deportação.

“Após muitas negociações, com propostas e contrapropostas, o líder da maioria republicana no Senado e eu chegámos a um acordo”, declarou Chuck Schumer, assegurando que “os democratas vão votar a favor” de uma proposta que permita financiar o governo federal norte-americano até 8 de fevereiro.

Ao anunciar o projeto de lei temporário, o líder da minoria democrata lembrou a promessa feita pelo partido no poder, sublinhando que “a maioria republicana tem agora 17 dias para impedir que os ‘dreamers’ sejam deportados”.

Segundo o Diário de Notícias, o projeto de orçamento provisório passou no Senado por uma larga maioria de 81 votos a favor e 18 contra. A medida deve agora ser votada também pela Câmara dos Representantes e promulgada por Donald Trump.

Várias áreas do governo federal dos EUA estão paralisadas parcialmente desde as 00h00 de sábado, depois de ter falhado a tentativa de compromisso para o Orçamento, entre republicanos e democratas, no Senado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.