Senado dos EUA chega a acordo para terminar “shutdown”

cliff1066 / Flickr

Capitólio dos Estados Unidos

O Senado dos EUA aprovou, esta segunda-feira, o texto de financiamento temporário do orçamento federal, que deve acabar com três dias de paralisia parcial do Governo federal, o designado “shutdown”.

Esta segunda-feira, o Senado dos Estados Unidos chegou a um consenso sobre um projeto de lei de orçamento provisório. O governo federal estava paralisado desde a meia-noite de sábado.

Após intensas discussões, os líderes democratas e republicanos chegaram a um acordo sobre um documento que assegura o financiamento das operações do Estado até dia 8 de fevereiro. O governo federal vai, assim, reabrir portas após quase três dias de “shutdown”.

Os democratas tinham insistido que qualquer acordo para terminar o “shutdown” teria de incluir proteção para os jovens imigrantes indocumentados, os chamados “dreamers”. Do outro lado, os republicanos garantiam que não negociavam em matérias de imigração até que os democratas lhes dessem os votos necessários para reabrir o governo.

Estes jovens imigrantes eram protegidos, desde 2012, pelo DACA, um programa criado pelo presidente Barack Obama. No entanto, desde que o dispositivo foi revogado em setembro passado por Donald Trump, 700 mil “sonhadores” correm o risco de deportação.

“Após muitas negociações, com propostas e contrapropostas, o líder da maioria republicana no Senado e eu chegámos a um acordo”, declarou Chuck Schumer, assegurando que “os democratas vão votar a favor” de uma proposta que permita financiar o governo federal norte-americano até 8 de fevereiro.

Ao anunciar o projeto de lei temporário, o líder da minoria democrata lembrou a promessa feita pelo partido no poder, sublinhando que “a maioria republicana tem agora 17 dias para impedir que os ‘dreamers’ sejam deportados”.

Segundo o Diário de Notícias, o projeto de orçamento provisório passou no Senado por uma larga maioria de 81 votos a favor e 18 contra. A medida deve agora ser votada também pela Câmara dos Representantes e promulgada por Donald Trump.

Várias áreas do governo federal dos EUA estão paralisadas parcialmente desde as 00h00 de sábado, depois de ter falhado a tentativa de compromisso para o Orçamento, entre republicanos e democratas, no Senado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …