Senado dos EUA chega a acordo para terminar “shutdown”

cliff1066 / Flickr

Capitólio dos Estados Unidos

O Senado dos EUA aprovou, esta segunda-feira, o texto de financiamento temporário do orçamento federal, que deve acabar com três dias de paralisia parcial do Governo federal, o designado “shutdown”.

Esta segunda-feira, o Senado dos Estados Unidos chegou a um consenso sobre um projeto de lei de orçamento provisório. O governo federal estava paralisado desde a meia-noite de sábado.

Após intensas discussões, os líderes democratas e republicanos chegaram a um acordo sobre um documento que assegura o financiamento das operações do Estado até dia 8 de fevereiro. O governo federal vai, assim, reabrir portas após quase três dias de “shutdown”.

Os democratas tinham insistido que qualquer acordo para terminar o “shutdown” teria de incluir proteção para os jovens imigrantes indocumentados, os chamados “dreamers”. Do outro lado, os republicanos garantiam que não negociavam em matérias de imigração até que os democratas lhes dessem os votos necessários para reabrir o governo.

Estes jovens imigrantes eram protegidos, desde 2012, pelo DACA, um programa criado pelo presidente Barack Obama. No entanto, desde que o dispositivo foi revogado em setembro passado por Donald Trump, 700 mil “sonhadores” correm o risco de deportação.

“Após muitas negociações, com propostas e contrapropostas, o líder da maioria republicana no Senado e eu chegámos a um acordo”, declarou Chuck Schumer, assegurando que “os democratas vão votar a favor” de uma proposta que permita financiar o governo federal norte-americano até 8 de fevereiro.

Ao anunciar o projeto de lei temporário, o líder da minoria democrata lembrou a promessa feita pelo partido no poder, sublinhando que “a maioria republicana tem agora 17 dias para impedir que os ‘dreamers’ sejam deportados”.

Segundo o Diário de Notícias, o projeto de orçamento provisório passou no Senado por uma larga maioria de 81 votos a favor e 18 contra. A medida deve agora ser votada também pela Câmara dos Representantes e promulgada por Donald Trump.

Várias áreas do governo federal dos EUA estão paralisadas parcialmente desde as 00h00 de sábado, depois de ter falhado a tentativa de compromisso para o Orçamento, entre republicanos e democratas, no Senado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …