Semáforos lisboetas vão ficar verdes para deixar passar os autocarros atrasados

Os autocarros que circulem atrasados em Lisboa vão ganhar tempo, usufruindo de prioridade nos semáforos. Esta é uma estratégia da Câmara Municipal, que quer mais regularidade e pontualidade na Carris.

Os autocarros da Carris que circulem atrasados em relação ao horário no eixo central de Lisboa vão passar a ter prioridade nos semáforos. Isto significa que, a partir do próximo mês, quando um destes veículos estiver a circular entre Entrecampos e o Marquês de Pombal, os semáforos passarão a verde.

A pontualidade é um dos principais motivos de queixas recebidas pelos utilizadores da Carris na zona de Lisboa. Esta medida passa por tornar um semáforo verde, quando este deteta o autocarro através de um sensor, que circula com atraso.

Esta medida vai ser possível graças ao sistema Gertrudes, o mesmo que controla o tráfego de Lisboa e a sincronização dos semáforos.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Diário de Notícias, que refere que esta é uma das medidas que a Câmara Municipal de Lisboa está a implementar para que a Carris ofereça uma maior regularidade e pontualidade aos seus clientes, de forma a evitar que as pessoas utilizem o automóvel diariamente na capital.

O jornal destaca uma outra medida, em prática desde novembro, é a existência de uma maior ligação entre a Carris, a Polícia Municipal e a câmara, no que diz respeito ao acompanhamento do tráfego e na resposta a situações em que há automóveis estacionados em corredores BUS ou a impedir a circulação de autocarros elétricos.

Miguel Gaspar, vereador responsável pelas áreas da mobilidade e segurança na autarquia, disse ao DN que “sabemos que temos de reduzir os carros na cidade de Lisboa, para isso o transporte público tem de ter qualidade“.

“Quando perguntamos às pessoas o que querem ver alterado referem a pontualidade e a regularidade”, concluiu o autarca. O sistema está em fase de teste e avançará na primeira fase para a zona referida, seguindo-se, provavelmente, a Estrada de Benfica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …