Semáforos lisboetas vão ficar verdes para deixar passar os autocarros atrasados

Os autocarros que circulem atrasados em Lisboa vão ganhar tempo, usufruindo de prioridade nos semáforos. Esta é uma estratégia da Câmara Municipal, que quer mais regularidade e pontualidade na Carris.

Os autocarros da Carris que circulem atrasados em relação ao horário no eixo central de Lisboa vão passar a ter prioridade nos semáforos. Isto significa que, a partir do próximo mês, quando um destes veículos estiver a circular entre Entrecampos e o Marquês de Pombal, os semáforos passarão a verde.

A pontualidade é um dos principais motivos de queixas recebidas pelos utilizadores da Carris na zona de Lisboa. Esta medida passa por tornar um semáforo verde, quando este deteta o autocarro através de um sensor, que circula com atraso.

Esta medida vai ser possível graças ao sistema Gertrudes, o mesmo que controla o tráfego de Lisboa e a sincronização dos semáforos.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Diário de Notícias, que refere que esta é uma das medidas que a Câmara Municipal de Lisboa está a implementar para que a Carris ofereça uma maior regularidade e pontualidade aos seus clientes, de forma a evitar que as pessoas utilizem o automóvel diariamente na capital.

O jornal destaca uma outra medida, em prática desde novembro, é a existência de uma maior ligação entre a Carris, a Polícia Municipal e a câmara, no que diz respeito ao acompanhamento do tráfego e na resposta a situações em que há automóveis estacionados em corredores BUS ou a impedir a circulação de autocarros elétricos.

Miguel Gaspar, vereador responsável pelas áreas da mobilidade e segurança na autarquia, disse ao DN que “sabemos que temos de reduzir os carros na cidade de Lisboa, para isso o transporte público tem de ter qualidade“.

“Quando perguntamos às pessoas o que querem ver alterado referem a pontualidade e a regularidade”, concluiu o autarca. O sistema está em fase de teste e avançará na primeira fase para a zona referida, seguindo-se, provavelmente, a Estrada de Benfica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.