Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém vermelha.

Conhecida como a “capital das buzinas”, Mumbai enfrenta problemas com a poluição sonora, conta o The New York Times. Mesmo com o sinal vermelho, há motoristas mais impacientes que buzinam, antecipando-se à luz verde que permite a passagem.

Para pôr fim a este problema, a polícia de Mumbai instalou detetores de ruído em vários semáforos localizados em locais importantes da cidade.

Se o nível do ruído ultrapassar os 85 decibéis – o nível aproximado de um comboio de carga a passar a cerca de cinco metros -, o temporizador que permite que a luz vermelha seja substituída pela verde é redefinido, demorando mais tempo a fazer a transição.

Quando mais ruído houver, mais tempo o sinal ficará vermelho. Os detetores foram instados no final do ano passado, tendo o sistema sido batizado como “O Sinal da Punição”.

A polícia indiana deixou também frases enigmáticas nas interseções nas quais se podia ler: “Buzinas mais, esperas mais”. Um vídeo sobre a iniciativa foi publicado pelas autoridades nas redes sociais, somando desde logo milhões de visualizações.

“É isso que queríamos dizer aos condutores: buzinar ou fazer barulho não move o tráfego (…) O trânsito leva o seu próprio tempo a mover-se”, explicou o porta-voz da polícia de Mumbai, Pranaya Ashok, em declarações ao jornal norte-americano.

Mumbai ficou em quatro lugar no ranking do TomTom Index de 2019, que classifica o congestionamento de trânsito urbano em centenas de cidades em todo o mundo. Em média, estimaram os especialistas, os motoristas desta cidade indiana perderam cerca de 209 horas – isto é, 8 dias e 17 horas – no trânsito de Mumbai no passado passado.

Durante todo este tempo, aponta o portal IFL Science a título de exemplo, seria possível assistir 185 episódios da série “A Guerra dos Tronos”, ouvir 4.012 vezes a música “Imagine” de John Lennon e plantar 209 árvores.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. em portugal era caso para atitudes de furias e aposto que partiam o semaforo.
    imaginem passar a verde e como sabemos ha sempre alguem a buzinar para arrancar logo. o sinal detectar o ruido e passar logo para vermelho.
    alguem sairia do carro para dar umas boas pancadas no semaforo e parti-lo

RESPONDER

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …