Com ou sem Rio, Santana Lopes vai a todos os debates na televisão

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Santana Lopes

Continua o “lamentável debate sobre debates” entre os candidatos à liderança do PSD. Santana Lopes já decidiu: vai estar presente em todos os convites que receber dos canais de televisão. “Quem entender recusar algum desses convites deverá explicar o motivo”, afirmou numa nota enviada às redações.

Este-fim-de-semana, em entrevista ao DN/TSF, Rui Rio acusou o rival de continuar “a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que fazia em 2004”. Em causa está a marcação dos debates entre os dois candidatos à liderança do PSD, que não chegam a um consenso.

Tal como recorda a TSF, Santana Lopes sempre defendeu a “realização do maior número de debates possível”, tendo chegado a sugerir a “realização de discussões frente a frente nas várias distritais do país”.

Rio recusou de imediato: “É uma proposta coerente com o estilo do meu adversário, mas desfasada do que eu entendo que devem ser estes três meses que temos pela frente”, disse na altura, defendendo que ainda que campanha não deve “ser transformada num espetáculo ambulante pelo país fora”.

Posteriormente, as duas candidaturas decidiram conversar para analisar os vários pedidos de debate e tentar chegar a um acordo.

“Nós aceitamos dois debates, entretanto há mais propostas pelo caminho, no diálogo, mas os passos interessantes são que ele propõe RTP e SIC. Nós propomos RTP e TVI. Fica fechada a RTP. Propusemos então à TVI e à SIC que fizessem o debate em conjunto, os canais não aceitaram e nós propusemos então fazer o segundo debate nas rádios. Estava isto a ser visto e, de repente, aparece o comunicado na imprensa e ele volta a mudar de posição dizendo que afinal não são dois debates, agora quer três debates“, contou o ex-autarca do Porto na entrevista deste fim-de-semana.

“Entretanto, antes desse comunicado, ele próprio liga para a TVI e disponibiliza-se para ir lá fazer um debate ao Poder Laranja. A TVI contactou-nos a perguntar se aceitávamos, e nós claro que aceitamos. Desde o princípio que dizemos RTP e TVI, portanto ficou fechado ser na RTP e na TVI. Quando já tinha ficado fechado saiu um comunicado a dizer que afinal são três. Nós dissemos que eram dois, aceitamos dois, os dois estão fechados”.

Sem consenso à vista, Santana Lopes decidiu então tomar uma posição e, de acordo com uma nota enviada agora às redações, acusa a candidatura de Rio de “insistir na realização de apenas dois debates, com a intenção clara de excluir um canal televisivo“, o que “colide com a posição de princípio” de Santana que sempre disse “não querer excluir nenhuma das três televisões generalistas”.

Por isso, o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa decidiu que “participará, sem mais, nos debates para os quais seja convidado pelos canais de televisão e nas datas que ficarem estabelecidas” e que “quem entender recusar algum desses convites deverá explicar o motivo para que seja afastada a solução que nos parece mais equilibrada”.

Com esta decisão, destaca a rádio, “Santana decide ignorar os restantes convites para debates em órgãos de comunicação social, entre os quais está o da TSF, feito há dois meses”.

Segundo o Observador, o primeiro debate estava agendado para sábado passado, na TVI24, mas, depois disso, Rio enviou um comunicado às redações em que afirmava que o calendário de debates estava encerrado, recusando um terceiro. O antigo primeiro-ministro não gostou desta decisão e deixou de estar disponível para participar no programa.

Além deste, o segundo debate está marcado para 4 de janeiro, na RTP.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais palhaçadas do Lopes. Este cromo nunca mais sai de cena? De qualquer dos modos, ou com este clown ou com o Homem das Ferragens, o PSD (e, possivelmente, Portugal) vai estar bem nicado…

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …