Com ou sem Rio, Santana Lopes vai a todos os debates na televisão

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Santana Lopes

Continua o “lamentável debate sobre debates” entre os candidatos à liderança do PSD. Santana Lopes já decidiu: vai estar presente em todos os convites que receber dos canais de televisão. “Quem entender recusar algum desses convites deverá explicar o motivo”, afirmou numa nota enviada às redações.

Este-fim-de-semana, em entrevista ao DN/TSF, Rui Rio acusou o rival de continuar “a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que fazia em 2004”. Em causa está a marcação dos debates entre os dois candidatos à liderança do PSD, que não chegam a um consenso.

Tal como recorda a TSF, Santana Lopes sempre defendeu a “realização do maior número de debates possível”, tendo chegado a sugerir a “realização de discussões frente a frente nas várias distritais do país”.

Rio recusou de imediato: “É uma proposta coerente com o estilo do meu adversário, mas desfasada do que eu entendo que devem ser estes três meses que temos pela frente”, disse na altura, defendendo que ainda que campanha não deve “ser transformada num espetáculo ambulante pelo país fora”.

Posteriormente, as duas candidaturas decidiram conversar para analisar os vários pedidos de debate e tentar chegar a um acordo.

“Nós aceitamos dois debates, entretanto há mais propostas pelo caminho, no diálogo, mas os passos interessantes são que ele propõe RTP e SIC. Nós propomos RTP e TVI. Fica fechada a RTP. Propusemos então à TVI e à SIC que fizessem o debate em conjunto, os canais não aceitaram e nós propusemos então fazer o segundo debate nas rádios. Estava isto a ser visto e, de repente, aparece o comunicado na imprensa e ele volta a mudar de posição dizendo que afinal não são dois debates, agora quer três debates“, contou o ex-autarca do Porto na entrevista deste fim-de-semana.

“Entretanto, antes desse comunicado, ele próprio liga para a TVI e disponibiliza-se para ir lá fazer um debate ao Poder Laranja. A TVI contactou-nos a perguntar se aceitávamos, e nós claro que aceitamos. Desde o princípio que dizemos RTP e TVI, portanto ficou fechado ser na RTP e na TVI. Quando já tinha ficado fechado saiu um comunicado a dizer que afinal são três. Nós dissemos que eram dois, aceitamos dois, os dois estão fechados”.

Sem consenso à vista, Santana Lopes decidiu então tomar uma posição e, de acordo com uma nota enviada agora às redações, acusa a candidatura de Rio de “insistir na realização de apenas dois debates, com a intenção clara de excluir um canal televisivo“, o que “colide com a posição de princípio” de Santana que sempre disse “não querer excluir nenhuma das três televisões generalistas”.

Por isso, o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa decidiu que “participará, sem mais, nos debates para os quais seja convidado pelos canais de televisão e nas datas que ficarem estabelecidas” e que “quem entender recusar algum desses convites deverá explicar o motivo para que seja afastada a solução que nos parece mais equilibrada”.

Com esta decisão, destaca a rádio, “Santana decide ignorar os restantes convites para debates em órgãos de comunicação social, entre os quais está o da TSF, feito há dois meses”.

Segundo o Observador, o primeiro debate estava agendado para sábado passado, na TVI24, mas, depois disso, Rio enviou um comunicado às redações em que afirmava que o calendário de debates estava encerrado, recusando um terceiro. O antigo primeiro-ministro não gostou desta decisão e deixou de estar disponível para participar no programa.

Além deste, o segundo debate está marcado para 4 de janeiro, na RTP.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais palhaçadas do Lopes. Este cromo nunca mais sai de cena? De qualquer dos modos, ou com este clown ou com o Homem das Ferragens, o PSD (e, possivelmente, Portugal) vai estar bem nicado…

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …