Com ou sem Rio, Santana Lopes vai a todos os debates na televisão

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Santana Lopes

Continua o “lamentável debate sobre debates” entre os candidatos à liderança do PSD. Santana Lopes já decidiu: vai estar presente em todos os convites que receber dos canais de televisão. “Quem entender recusar algum desses convites deverá explicar o motivo”, afirmou numa nota enviada às redações.

Este-fim-de-semana, em entrevista ao DN/TSF, Rui Rio acusou o rival de continuar “a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que fazia em 2004”. Em causa está a marcação dos debates entre os dois candidatos à liderança do PSD, que não chegam a um consenso.

Tal como recorda a TSF, Santana Lopes sempre defendeu a “realização do maior número de debates possível”, tendo chegado a sugerir a “realização de discussões frente a frente nas várias distritais do país”.

Rio recusou de imediato: “É uma proposta coerente com o estilo do meu adversário, mas desfasada do que eu entendo que devem ser estes três meses que temos pela frente”, disse na altura, defendendo que ainda que campanha não deve “ser transformada num espetáculo ambulante pelo país fora”.

Posteriormente, as duas candidaturas decidiram conversar para analisar os vários pedidos de debate e tentar chegar a um acordo.

“Nós aceitamos dois debates, entretanto há mais propostas pelo caminho, no diálogo, mas os passos interessantes são que ele propõe RTP e SIC. Nós propomos RTP e TVI. Fica fechada a RTP. Propusemos então à TVI e à SIC que fizessem o debate em conjunto, os canais não aceitaram e nós propusemos então fazer o segundo debate nas rádios. Estava isto a ser visto e, de repente, aparece o comunicado na imprensa e ele volta a mudar de posição dizendo que afinal não são dois debates, agora quer três debates“, contou o ex-autarca do Porto na entrevista deste fim-de-semana.

“Entretanto, antes desse comunicado, ele próprio liga para a TVI e disponibiliza-se para ir lá fazer um debate ao Poder Laranja. A TVI contactou-nos a perguntar se aceitávamos, e nós claro que aceitamos. Desde o princípio que dizemos RTP e TVI, portanto ficou fechado ser na RTP e na TVI. Quando já tinha ficado fechado saiu um comunicado a dizer que afinal são três. Nós dissemos que eram dois, aceitamos dois, os dois estão fechados”.

Sem consenso à vista, Santana Lopes decidiu então tomar uma posição e, de acordo com uma nota enviada agora às redações, acusa a candidatura de Rio de “insistir na realização de apenas dois debates, com a intenção clara de excluir um canal televisivo“, o que “colide com a posição de princípio” de Santana que sempre disse “não querer excluir nenhuma das três televisões generalistas”.

Por isso, o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa decidiu que “participará, sem mais, nos debates para os quais seja convidado pelos canais de televisão e nas datas que ficarem estabelecidas” e que “quem entender recusar algum desses convites deverá explicar o motivo para que seja afastada a solução que nos parece mais equilibrada”.

Com esta decisão, destaca a rádio, “Santana decide ignorar os restantes convites para debates em órgãos de comunicação social, entre os quais está o da TSF, feito há dois meses”.

Segundo o Observador, o primeiro debate estava agendado para sábado passado, na TVI24, mas, depois disso, Rio enviou um comunicado às redações em que afirmava que o calendário de debates estava encerrado, recusando um terceiro. O antigo primeiro-ministro não gostou desta decisão e deixou de estar disponível para participar no programa.

Além deste, o segundo debate está marcado para 4 de janeiro, na RTP.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais palhaçadas do Lopes. Este cromo nunca mais sai de cena? De qualquer dos modos, ou com este clown ou com o Homem das Ferragens, o PSD (e, possivelmente, Portugal) vai estar bem nicado…

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …