/

Selfies já mataram mais do que ataques de tubarões

Island Capture Photography / Flickr

Tirar uma selfie pode não ser um passatempo assim tão seguro: em 2015, morreram mais pessoas enquanto tentavam tirar selfies do que por ataques de tubarões.

Mashable relata que o número de mortos em tentativas fracassadas de fazer uma selfie atingiu 12 pessoas só em 2015, enquanto apenas oito pessoas morreram de ataques de tubarões, de acordo com as estatísticas.

Em quatro casos a causa da morte foi uma queda, como no caso de um turista japonês de 66 anos que caiu das escadas do Taj Mahal. Em segundo lugar entre as causas de morte estão ferimentos sofridos devido a aproximação perigosa de comboios.

O site ressalta que, devido ao risco, foram proibidas as selfies tendo animais como pano de fundo em alguns parques e reservas naturais.

O Mashable também dá o exemplo positivo de um folheto, lançado na Rússia, que traz recomendações sobre como tirar selfies seguras e recusar fotos com armas nas mãos, em locais perigosos ou com animais perigosos, perto de comboios, e assim em diante.

Tirar selfie pode ser sinal de doença mental

Alguns especialistas acreditam mesmo que tirar selfies pode ser um sinal de perturbação mental.

Uma pesquisa conduzida na Universidade Estadual do Ohio apontou que os homens que publicam muitos autorretratos nas redes sociais podem apresentar sinais de narcisismo e psicopatia.

De acordo com os especialistas, duas em cada três pessoas que tiram selfies sofrem de uma perturbação chamada Transtorno Dismórfico Corporal.

No entanto, os resultados não significam necessariamente que quem publica muitas fotos de si mesmo seja narcisista e psicopata: os dados analisados estão dentro da normalidade de comportamento social, apesar de ultrapassarem os níveis médios dessas características para a maioria das pessoas.

ZAP / SN

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.