Selfies já mataram mais do que ataques de tubarões

Island Capture Photography / Flickr

Tirar uma selfie pode não ser um passatempo assim tão seguro: em 2015, morreram mais pessoas enquanto tentavam tirar selfies do que por ataques de tubarões.

Mashable relata que o número de mortos em tentativas fracassadas de fazer uma selfie atingiu 12 pessoas só em 2015, enquanto apenas oito pessoas morreram de ataques de tubarões, de acordo com as estatísticas.

Em quatro casos a causa da morte foi uma queda, como no caso de um turista japonês de 66 anos que caiu das escadas do Taj Mahal. Em segundo lugar entre as causas de morte estão ferimentos sofridos devido a aproximação perigosa de comboios.

O site ressalta que, devido ao risco, foram proibidas as selfies tendo animais como pano de fundo em alguns parques e reservas naturais.

O Mashable também dá o exemplo positivo de um folheto, lançado na Rússia, que traz recomendações sobre como tirar selfies seguras e recusar fotos com armas nas mãos, em locais perigosos ou com animais perigosos, perto de comboios, e assim em diante.

Tirar selfie pode ser sinal de doença mental

Alguns especialistas acreditam mesmo que tirar selfies pode ser um sinal de perturbação mental.

Uma pesquisa conduzida na Universidade Estadual do Ohio apontou que os homens que publicam muitos autorretratos nas redes sociais podem apresentar sinais de narcisismo e psicopatia.

De acordo com os especialistas, duas em cada três pessoas que tiram selfies sofrem de uma perturbação chamada Transtorno Dismórfico Corporal.

No entanto, os resultados não significam necessariamente que quem publica muitas fotos de si mesmo seja narcisista e psicopata: os dados analisados estão dentro da normalidade de comportamento social, apesar de ultrapassarem os níveis médios dessas características para a maioria das pessoas.

ZAP / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Veja fósseis no telemóvel e ajude a desvendar o passado da Terra

Ao catalogar fósseis de folhas de plantas no seu smartphone pode ajudar investigadores a desvendar o passado do planeta Terra. Ao participar no projeto Fossil Atmospheres, analisando fósseis no telemóvel, você pode ajudar os investigadores a …

Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, Espanha

Sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter abala La Palma. É o maior desde o início da erupção

Esta terça-feira à noite, um terramoto de magnitude 4,8 na Escala de Richter abalou La Palma. É o maior sismo até ao momento, desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja. Segundo o El País, …

Recálculo das pensões exigido pelo Bloco custa 200 milhões de euros por ano

Bloquistas usaram as estimativas do governo sobre o impacto anual de cada uma das fases de flexibilização nas pensões e chegaram ao valor de 200 milhões de euros anuais. Entre as nove exigências do Bloco de …

Revolta na Marinha com a compra de 3900 bolas de golfe (e há quem desconfie das "intenções" da notícia)

A Marinha gastou 1692 euros na compra de 3900 bolas de golfe, o que está a gerar mal-estar entre os militares deste ramo das Forças Armadas, até devido às dificuldades financeiras que tem sentido. Mas …

Descoberta pode acrescentar página de centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais

Uma nova descoberta fóssil pode adicionar centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais. Já se perguntou como e quando é que os animais mergulharam no estágio evolucionário? Quando, onde e porque é que …

Governo quer aliviar impacto da subida do gasóleo nos transportes

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o Governo está disponível para aliviar o impacto da subida do gasóleo nos transportes. A ideia é transversal a todo o espectro do Governo: tanto António …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Mesmo que Marcelo dissolva o Parlamento, Costa pode ficar a gerir os fundos europeus

Se o Orçamento do Estado chumbar, o Presidente dissolve o Parlamento, mas mesmo ainda assim, António Costa fica com plenos poderes e pode gerir os fundos europeus. Numa altura em que o Orçamento do Estado ainda …

Em África, as hienas têm um papel importante na prevenção de doenças de saúde pública

Muitas das vezes são temidas, mas as hienas podem ser essenciais não só para a economia como para a saúde pública de um país. Um estudo mostrou a relevância do seu papel numa cidade africana. Num …

Rui Moreira toma hoje posse para terceiro e último mandato no Porto

O independente Rui Moreira toma hoje posse para o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal do Porto e, após ter vencido as autárquicas de setembro sem maioria absoluta, estabeleceu um acordo de …

Liga dos Campeões: Benfica à frente do Barcelona, Sporting e FC Porto na Liga Europa

Nesta altura, o Benfica tem mais possibilidades do que o Barcelona de continuar na Liga dos Campeões. Sporting e FC Porto ficariam no terceiro lugar. No dia do início da terceira jornada da fase de grupos …