Selfies já mataram mais do que ataques de tubarões

Island Capture Photography / Flickr

Tirar uma selfie pode não ser um passatempo assim tão seguro: em 2015, morreram mais pessoas enquanto tentavam tirar selfies do que por ataques de tubarões.

Mashable relata que o número de mortos em tentativas fracassadas de fazer uma selfie atingiu 12 pessoas só em 2015, enquanto apenas oito pessoas morreram de ataques de tubarões, de acordo com as estatísticas.

Em quatro casos a causa da morte foi uma queda, como no caso de um turista japonês de 66 anos que caiu das escadas do Taj Mahal. Em segundo lugar entre as causas de morte estão ferimentos sofridos devido a aproximação perigosa de comboios.

O site ressalta que, devido ao risco, foram proibidas as selfies tendo animais como pano de fundo em alguns parques e reservas naturais.

O Mashable também dá o exemplo positivo de um folheto, lançado na Rússia, que traz recomendações sobre como tirar selfies seguras e recusar fotos com armas nas mãos, em locais perigosos ou com animais perigosos, perto de comboios, e assim em diante.

Tirar selfie pode ser sinal de doença mental

Alguns especialistas acreditam mesmo que tirar selfies pode ser um sinal de perturbação mental.

Uma pesquisa conduzida na Universidade Estadual do Ohio apontou que os homens que publicam muitos autorretratos nas redes sociais podem apresentar sinais de narcisismo e psicopatia.

De acordo com os especialistas, duas em cada três pessoas que tiram selfies sofrem de uma perturbação chamada Transtorno Dismórfico Corporal.

No entanto, os resultados não significam necessariamente que quem publica muitas fotos de si mesmo seja narcisista e psicopata: os dados analisados estão dentro da normalidade de comportamento social, apesar de ultrapassarem os níveis médios dessas características para a maioria das pessoas.

ZAP / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …