Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies.

O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou a famosa parede de gelo da série A Guerra dos Tronos, baseada na saga de George R. R. Martin. O English Heritage frisa também a sua importância história, considerando-a a construção “mais importante edificada pelo romanos na Britânia”.

Foi através do Twitter que o arqueólogo Pete Savin divulgou fotografias dos danos que a muralha romana tem sofrido nos últimos tempos.

Nas imagens publicadas é possível ver a secção Steel Rigg, de aproximadamente três metros, que colapsou devido aos visitantes e turistas que sobem repetidamente a edificação, apesar da sinalização na área que proíbe escalar o muro.

https://twitter.com/pete_savin/status/1127521045148250113?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1127521045148250113&ref_url=https%3A%2F%2Factualidad.rt.com%2Factualidad%2F315372-fotos-colapsar-muralla-romana-inspirar-juego-tronos

Em declarações ao diário britânico The Mirror, Savin disse conhecer bem a secção do muro, revelando ter visto danos em diferentes partes da construção. O arqueólogo conta que tem pedido aos visitantes para não subir o muro por causa da deterioração da construção, mas também por uma questão de segurança.

“Parece que uma selfie na Muralha de Adriano é tudo, independentemente dos danos que são causados involuntariamente”, lamentou. “O dano que eu vi no domingo foi num nível que nunca tinha visto antes. Fiquei realmente chocado ao ver a parede desmoronada”, completou em declarações ao Metro UK.

Embora não seja totalmente claro que a destruição tenha sido apenas causada pelos visitantes, o especialista pede às pessoas para não caminharem sobre a construção.

Um porta-voz da Fundação Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural adiantou que os trabalhos de reparação começarão em julho.

O muro foi construído por ordem do imperador Adriano em 122 d.C, tendo como objetivo defender a ilha da Britânia e marcar o limite norte do Império Romano.

George R. R. Martin baseou-se nesta construção para representar a imponente muralha de gelo que separa os Sete Reinos das terras selvagens.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …

Michael Jackson era "doente mental" e uma pessoa "perturbadora", diz Elton John

Elton John defende na sua autobiografia que Michael Jackson era "verdadeiramente doente mental" e uma pessoa "perturbadora", recordando os encontros que teve com o rei da pop, falecido em junho de 2009. O músico britânico escreveu …