Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies.

O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou a famosa parede de gelo da série A Guerra dos Tronos, baseada na saga de George R. R. Martin. O English Heritage frisa também a sua importância história, considerando-a a construção “mais importante edificada pelo romanos na Britânia”.

Foi através do Twitter que o arqueólogo Pete Savin divulgou fotografias dos danos que a muralha romana tem sofrido nos últimos tempos.

Nas imagens publicadas é possível ver a secção Steel Rigg, de aproximadamente três metros, que colapsou devido aos visitantes e turistas que sobem repetidamente a edificação, apesar da sinalização na área que proíbe escalar o muro.

https://twitter.com/pete_savin/status/1127521045148250113?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1127521045148250113&ref_url=https%3A%2F%2Factualidad.rt.com%2Factualidad%2F315372-fotos-colapsar-muralla-romana-inspirar-juego-tronos

Em declarações ao diário britânico The Mirror, Savin disse conhecer bem a secção do muro, revelando ter visto danos em diferentes partes da construção. O arqueólogo conta que tem pedido aos visitantes para não subir o muro por causa da deterioração da construção, mas também por uma questão de segurança.

“Parece que uma selfie na Muralha de Adriano é tudo, independentemente dos danos que são causados involuntariamente”, lamentou. “O dano que eu vi no domingo foi num nível que nunca tinha visto antes. Fiquei realmente chocado ao ver a parede desmoronada”, completou em declarações ao Metro UK.

Embora não seja totalmente claro que a destruição tenha sido apenas causada pelos visitantes, o especialista pede às pessoas para não caminharem sobre a construção.

Um porta-voz da Fundação Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural adiantou que os trabalhos de reparação começarão em julho.

O muro foi construído por ordem do imperador Adriano em 122 d.C, tendo como objetivo defender a ilha da Britânia e marcar o limite norte do Império Romano.

George R. R. Martin baseou-se nesta construção para representar a imponente muralha de gelo que separa os Sete Reinos das terras selvagens.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …