Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies.

O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou a famosa parede de gelo da série A Guerra dos Tronos, baseada na saga de George R. R. Martin. O English Heritage frisa também a sua importância história, considerando-a a construção “mais importante edificada pelo romanos na Britânia”.

Foi através do Twitter que o arqueólogo Pete Savin divulgou fotografias dos danos que a muralha romana tem sofrido nos últimos tempos.

Nas imagens publicadas é possível ver a secção Steel Rigg, de aproximadamente três metros, que colapsou devido aos visitantes e turistas que sobem repetidamente a edificação, apesar da sinalização na área que proíbe escalar o muro.

https://twitter.com/pete_savin/status/1127521045148250113?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1127521045148250113&ref_url=https%3A%2F%2Factualidad.rt.com%2Factualidad%2F315372-fotos-colapsar-muralla-romana-inspirar-juego-tronos

Em declarações ao diário britânico The Mirror, Savin disse conhecer bem a secção do muro, revelando ter visto danos em diferentes partes da construção. O arqueólogo conta que tem pedido aos visitantes para não subir o muro por causa da deterioração da construção, mas também por uma questão de segurança.

“Parece que uma selfie na Muralha de Adriano é tudo, independentemente dos danos que são causados involuntariamente”, lamentou. “O dano que eu vi no domingo foi num nível que nunca tinha visto antes. Fiquei realmente chocado ao ver a parede desmoronada”, completou em declarações ao Metro UK.

Embora não seja totalmente claro que a destruição tenha sido apenas causada pelos visitantes, o especialista pede às pessoas para não caminharem sobre a construção.

Um porta-voz da Fundação Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural adiantou que os trabalhos de reparação começarão em julho.

O muro foi construído por ordem do imperador Adriano em 122 d.C, tendo como objetivo defender a ilha da Britânia e marcar o limite norte do Império Romano.

George R. R. Martin baseou-se nesta construção para representar a imponente muralha de gelo que separa os Sete Reinos das terras selvagens.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …