De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

José Sena Goulão / Lusa

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022.

A notícia caiu que nem uma bomba no mundo do futebol. Este domingo, 12 clubes anunciaram a criação da Superliga Europeia, uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA.

São eles: AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham.

A UEFA, organismo que tutela o futebol europeu, já ameaçou excluir estes clubes das competições internacionais e nacionais e de impedir os jogadores de representar as suas seleções nacionais.

“Os jogadores que entrem nessa liga serão banidos de entrar em Mundiais e Europeus. Pedimos a todos que nos apoiem para garantir que isto nunca aconteça”, garantiu Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, numa conferência de imprensa esta segunda-feira, citado pelo jornal online Observador.

Caso esta Superliga Europeia avance, assim como as ameaças da UEFA, isto significa que o selecionador Fernando Santos não poderá contar com muitos dos seus mais importantes jogadores.

Tal como explica o jornal O Jogo, se tivermos em conta a última convocatória do selecionador das quinas para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022 com o Azerbaijão, a Sérvia e o Luxemburgo, a seleção portuguesa poderia perder oito jogadores, nos quais se inclui o capitão Cristiano Ronaldo, que joga na Juventus.

Mas também Bruno Fernandes, que atua no Manchester United; Bernardo Silva, Rúben Dias e João Cancelo, jogadores do Manchester City; Diogo Jota, avançado do Liverpool; Cédric Soares, que defende o emblema do Arsenal; e João Félix, do Atlético de Madrid.

Além destes oito titulares, há também o caso de Francisco Trincão, que joga no FC Barcelona e que já foi chamado à seleção principal. E recorde-se que os portugueses Diogo Dalot e Rafael Leão também jogam pelos italianos do AC Milan.

Às ameaças da UEFA já se juntaram a Federação Inglesa de Futebol e a Premier League; a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a La Liga; e a Federação Italiana de Futebol (FIGC) e a Serie A.

“Permaneceremos unidos nos nossos esforços para acabar com este projeto cínico, um projeto que se baseia no interesse de alguns clubes num momento em que a sociedade precisa mais do que nunca de solidariedade”, lê-se no comunicado divulgado em reação ao anúncio da Superliga Europeia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …