//

Seis países do Golfo vão pôr cidadãos a pagar impostos pela primeira vez

1

Unsplash / Flickr

Hotel Burj Al Arab, no Dubai

Hotel Burj Al Arab, no Dubai

Seis Estados do Golfo vão pôr os seus cidadãos a pagar impostos pela primeira vez.

Os países do Gulf Co-operation Council (GCC) – Arábia Saudita, Qatar, Kuweit, Omã, Bahrein e os Emirados Árabes Unidos -, atingidos pela queda do preço do petróleo e suportando campanhas militares altamente dispendiosas, vão introduzir pela primeira vez o IVA ao longo dos próximos três anos, numa tentativa de aumentar a receita e reduzir a dependência económica dos sectores do petróleo e do gás.

Os preços do petróleo caíram perto de 40 dólares/barril esta semana, o mais baixo desde a crise financeira.

A Arábia Saudita, por exemplo, já tinha retirado milhares de milhões de dólares de fundos de investimento globais, numa tentativa de reduzir seu défice orçamentário, relata o Times. Apesar disso, tem prosseguido uma política externa agressiva, apoiando os rebeldes na Síria e liderando uma campanha militar que já dura oito meses contra os rebeldes apoiados pelo Irão no Iémen.

Para evitar concorrência desleal, evasão fiscal e fraude, os seis países vão introduzir o IVA ao mesmo tempo.

Contudo, está prevista a isenção de imposto em bens e serviços: saúde, educação, serviços sociais e 94 produtos alimentares continuarão isentos de impostos.

A posição comum representa uma inversão nas políticas fiscais destes países, que à excepção das portagens sempre resistiram à necessidade de taxar os seus cidadãos.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.