/

Segurança Social leva seis meses a pagar pensões

Mário Cruz / Lusa

A Segurança Social demora em média seis meses para atribuir pensões de velhice e de sobrevivência, segundo dados apresentados esta semana pelo ministro da Segurança Social, António Vieira da Silva, no Parlamento.

Segundo escreve o Jornal de Negócios, que avança com a notícia esta sexta-feira, os dados relativos a abril mostram que os “tempos médios de pendência” nas pensões de velhice eram então de 6,2 meses – valor ligeiramente mais baixo face a dezembro, altura em que demoravam cerca de 7 meses.

No caso das pensões de sobrevivência, os dados apontam para uma pendência média de 6,1 meses. O Governo justifica a demora com a “redução de 12 para 6 equipas e pelo ‘desvio’ de recursos para outras tarefas no Centro Nacional de Pensões”.

Já as pensões de invalidez são uma exceção, uma vez que a atribuição da reforma ronda os 4,8 meses, ligeiramente abaixo do que foi registado nos últimos anos.

Geralmente os dados sobre pendências consideram as pensões que têm mais de 90 dias. Os processos de pensões pendentes recuaram 31,6% entre janeiro e junho, mas há ainda 42 mil processos em espera, observa ainda o diário de economia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.