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Em França, funcionários da Segurança Social aprendem a detetar mentirosos

França vai treinar os seus funcionários da Segurança Social para detetar mentiras. A ideia é a de reduzir as fraudes na atribuição de prestações sociais, desde as pensões aos subsídios por doença, invalidez, desemprego, entre outras.

Oficialmente, o valor das fraudes é estimado em 587 milhões de euros. Mas na realidade poderá ser bastante maior. Os instrutores irão treinar funcionários a “conduzir entrevistas e audiências capazes de caracterizar fraudes para detetar mentiras em reivindicações verbais e escritas e saber como decifrar comunicação não verbal”.

Assim, de acordo com o jornal britânico The Telegraph, a Sécu (Segurança Social) vai treinar o seu pessoal segundo os métodos do psicólogo norte-americano Paul Ekman, conselheiro da série “Lie to Me” (“Mente-me”).

Ekman ensina a ler as chamadas micro-expressões faciais, que duram frações de segundo, bem como a ler outros sinais: postura, mudança do tom de voz, certos gestos. Um dos sinais mais claros, tradicionalmente, é uma pausa antes de responder a questões que em princípio não requerem pensar muito.

Outros sinais podem incluir morder ou lamber os lábios, esconder a boca ou os olhos, arrumar objetos como telefones ou lápis sobre a mesa, ou ajustar o cabelo ou os óculos.

Ekman, de 85 anos, compilou um “atlas de emoções” com mais de 10 mil expressões faciais, e é considerado altamente eficaz na deteção de mentiras.

Alguns especialistas avisam que todos esses sinais são falíveis, mas ninguém será considerado fraudulento só por causa deles. No entanto, constituirão um alerta para abrir ou aprofundar uma investigação.

A formação, que durará três dias, far-se-á em grupos de entre oito a 12 pessoas. Um orçamento de 750 mil euros foi estabelecido para o primeiro ano.

ZAP //

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