Em França, funcionários da Segurança Social aprendem a detetar mentirosos

França vai treinar os seus funcionários da Segurança Social para detetar mentiras. A ideia é a de reduzir as fraudes na atribuição de prestações sociais, desde as pensões aos subsídios por doença, invalidez, desemprego, entre outras.

Oficialmente, o valor das fraudes é estimado em 587 milhões de euros. Mas na realidade poderá ser bastante maior. Os instrutores irão treinar funcionários a “conduzir entrevistas e audiências capazes de caracterizar fraudes para detetar mentiras em reivindicações verbais e escritas e saber como decifrar comunicação não verbal”.

Assim, de acordo com o jornal britânico The Telegraph, a Sécu (Segurança Social) vai treinar o seu pessoal segundo os métodos do psicólogo norte-americano Paul Ekman, conselheiro da série “Lie to Me” (“Mente-me”).

Ekman ensina a ler as chamadas micro-expressões faciais, que duram frações de segundo, bem como a ler outros sinais: postura, mudança do tom de voz, certos gestos. Um dos sinais mais claros, tradicionalmente, é uma pausa antes de responder a questões que em princípio não requerem pensar muito.

Outros sinais podem incluir morder ou lamber os lábios, esconder a boca ou os olhos, arrumar objetos como telefones ou lápis sobre a mesa, ou ajustar o cabelo ou os óculos.

Ekman, de 85 anos, compilou um “atlas de emoções” com mais de 10 mil expressões faciais, e é considerado altamente eficaz na deteção de mentiras.

Alguns especialistas avisam que todos esses sinais são falíveis, mas ninguém será considerado fraudulento só por causa deles. No entanto, constituirão um alerta para abrir ou aprofundar uma investigação.

A formação, que durará três dias, far-se-á em grupos de entre oito a 12 pessoas. Um orçamento de 750 mil euros foi estabelecido para o primeiro ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …