/

Segurança Social compra à CGD edifício de Tomás Taveira por 50 milhões

11

(dr) jsaltao / Flickr

Edifício de Tomás Taveira na Avenida de Berna, em Lisboa, prémio Valmor 1994

Edifício de Tomás Taveira na Avenida de Berna, em Lisboa, menção honrosa no prémio Valmor 1994

O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) adquiriu, por 50 milhões de euros, a antiga sede do ex-Banco Nacional Ultramarino, que é propriedade da Caixa Geral de Depósitos, com o intuito de concentrar todos os seus serviços num mesmo edifício.

A notícia é avançada pelo jornal Público, que salienta que a compra do imóvel na Avenida de Berna, em Lisboa, foi concretizada em Maio de 2017.

A ideia do Ministério do Emprego e da Segurança Social é criar uma espécie de loja da Segurança Social, de modo a concentrar num único local os serviços que estão, actualmente, espalhados por 13 edifícios pela capital.

A medida vai permitir poupar cerca de 1,5 milhões de euros por ano, conforme refere a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, em declarações ao Público, especialmente com “reduções em comunicações, serviços de limpeza, segurança, condomínios e manutenção”.

“Nas contas do ministério entra ainda uma potencial receita para o FEFSS com o arrendamento ou alienação dos imóveis que ficam livres, avaliados pelos mesmos 50 milhões de euros”, aponta ainda o Público.

O icónico edifício de escritórios da Avenida de Berna, antiga sede do ex-Banco Nacional Ultramarino, foi construído em 1989, com projecto do arquitecto Tomás Taveira. Tem frente predominante sobre a Av. 5 de Outubro, sendo o tratamento da esquina distinto da restante composição.

O imóvel foi menção honrosa no Prémio valmor 1994. Integra-se na corrente free style, caracterizada pela mistura de várias linguagens – neste caso, disse na altura o júri do prémio, “através dos coroamentos tipo egípcio ou dos volumes neo-modernistas do remate da galeria, definidos por um espectro de cor forte e extenso”.

O desenho das suas fachadas expressa “uma relação formal com um elemento mítico do imaginário popular – a guitarra“, tornando-o um dos mais característicos edifícios do centro de Lisboa.

ZAP //

11 Comments

  1. Conclusão a SS não tem dinheiro p/ pagar reformas e afins, e tem Milhões p/ comprar 1 edifício??? Isto é somente p/ desviar dinheiro da SS e uma boa parte dele vai p/ o bolso de alguns!! p/ o do ZE LORPA não é de certeza. Estes governantes/ politicos / administradores são uma VERGONHA, são VERMES q andam a chupar tudo até não poder mais…

      • Estou de acordo. Esta coisa da sustentabilidade da segurança social estar em causa, é mesmo para manobra de diversão. É o atirar de areia aos olhos dos “ZÉS LORPAS”. Até porque sempre que se põe em causa a sustentabilidade da SS, tem a ver quando se fala de aumentar uns míseros euritos às reformas de miséria.

  2. Não há dinheiro para nada. Reformas, pensões miseráveis, apoios sociais para desempregados que NUNCA receberam subsidio de desemprego, apesar de terem descontado durante 28 anos e terem o azar de terem de ir viver com familiar que tem pensão de 640€ apos 42 anos de trabalho. enfim sempre mais do mesmo. Muita conversa mas dinheiro para quem precisa de viver com dignidade NUNCA HÁ. parabéns aos políticos deste país. Só há dinheiro pra comprarem “merdas”. Se vai haver “poupança” de 1.5 milhões/ano, vejam quantas famílias poderiam beneficiar e ter uma vida digna.
    É simplesmente vergonhoso.

    • Nota-se que tem alguma dificuldade de interpretação…
      Para poupar é necessário juntar tudo (juntar os serviços – o que faz todo sentido)!
      Embora, gastar 50 milhões para poupar 1,5 milhões/ano seja estranho… muito estranho!…
      De qualquer modo, esta parece ser mais uma daquelas noticias cujo objectivo é “impressionar/chocar” e não de informar…

  3. Vejam…vejam para onde vai o nosso dinheiro. O dinheiro que descontamos mensalmente e que tanta falta nos faz no dia a dia. Estes FDP fo*** -no todo. A CGD ficou entalada… e nós, com a nossa contribuição de reforma, é que vamos pagar essa m**** toda. Enfim, isto é uma cambada de FDP… todos. São todos iguais. PQP este país.

    • Mais um “indignado” que nem ler sabe…
      A ignorância é mesmo atrevida!…

      .
      Então a SS comprou um prédio por 50 milhões (para centralizar vários serviços), depois vai vender/arrendar os imóveis que ficam livres e fazer pelos menos 50 milhões (e com isto vai poupar 1,5 milhões por ano), portanto, para onde é que vai “o nosso dinheiro” ou quem é que vai pagar o quê?!
      Pois…
      .
      “PQP este país” não!!
      PQP os palermas ignorantes deste país que coitados nem sabem o que se passa e começam logo a disparatar…

  4. Mas afinal qual é a notícia?
    A SS ter comprado um prédio por 50 milhões?
    A CGD ter-se livrado de um “mono” por 50 milhões?
    O Taveira ter “enfiado” algum com um projecto de 1989?
    Ou isto é só um alerta para o Fisco cobrar IMT ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.