Seguradoras vão ter lista europeia de acidentes de viação

Dan4th / Flickr

As companhias de seguro europeias vão partilhar uma lista única dos acidentes automóveis reportados pelos condutores.

Segundo o Jornal de Notícias, as companhias de seguro da União Europeia (UE) vão passar a partilhar uma lista única dos acidentes de viação reportados pelos condutores. Desta forma, cada seguradora terá acesso aos acidentes que cada condutor reportou, mesmo que o sinistro tenha acontecido noutro país.

Atualmente, as seguradoras podem pedir o historial dos cinco anos anteriores, mas, com estas alterações, passarão a poder ter em conta os acidentes reportados em qualquer país da UE, sem limite de tempo.

Maria Manuel Leitão Marques, vice-presidente da Comissão do Mercado Interno e dos Direitos dos Consumidores, adiantou ao diário que a lista será feita através de um formulário muito parecido em todos os países.

A lista está prevista nas alterações à diretiva Seguro Automóvel, propostas pela Comissão Europeia e acordadas entre o Parlamento Europeu e o Conselho. Terão ainda de ser publicadas no jornal oficial da União e só depois os estados-membros terão dois anos para a transpor para o Direito nacional, explica o JN.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.