O segundo motor de busca mais utilizado no mundo é de GIFs

O segundo motor de busca mais utilizado no mundo é o GIPHY, uma base de dados de GIFs. E, provavelmente, apesar de não se aperceber, também o utiliza.

Na palestra do World Congress on Information Technology, o cofundador do GIPHY, Alex Chung, anunciou que o seu site tornou-se no segundo maior motor de busca do mundo, logo atrás do Google.

“O GIPHY começou como um projeto que eu fiz para amigos”, confessou Chung. “Começou a partir de uma estranha conversa filosófica sobre linguagem e como só temos algumas palavras para ‘amor’ e talvez alguns emojis. Mas há um milhão de maneiras diferentes de expressar amor. E não havia como enviar ou comunicar esse tipo de expressões para outras pessoas”, explicou.

Daí nasceu o GIPHY, que basicamente consiste num motor de busca de GIFs. Um GIF é um formato de imagem animado, que quase se assemelha a um pequeno vídeo em loop. Apesar de já existirem desde os anos 80, o seu uso ganhou uma popularidade crescente nos últimos anos.

Quer seja nas redes sociais ou até em meras conversas via chat, os GIFs tornaram-se numa forma comum de transmitir expressões, estados espíritos, emoções e sentimentos — que dificilmente são descritos por palavras.

A GIPHY, como explicou Chung, também se preocupou em licenciar vário conteúdo. Ligas desportivas, estúdios de cinema e de televisão, empresas discográficas, etc. “As pessoas confiam em nós. Servimos 10 mil milhões de imagens por dia. Dá uma nova vida a esse conteúdo”, disse, citado pelo New Atlas.

Ou seja, quando no Messenger, no Twitter ou no Instagram pesquisa para enviar um GIF aos seus amigos, está a utilizar o GIPHY sem se aperceber.

“O objetivo desde o início é ver se poderíamos competir com o Google”, disse Chung. “Não ao organizar a informação do mundo, mas ao organizar a sua expressão e cultura. Era esse o objetivo, e agora, depois de sete anos, somos o segundo maior motor de busca do mundo”.

via GIPHY

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …