O segundo motor de busca mais utilizado no mundo é de GIFs

O segundo motor de busca mais utilizado no mundo é o GIPHY, uma base de dados de GIFs. E, provavelmente, apesar de não se aperceber, também o utiliza.

Na palestra do World Congress on Information Technology, o cofundador do GIPHY, Alex Chung, anunciou que o seu site tornou-se no segundo maior motor de busca do mundo, logo atrás do Google.

“O GIPHY começou como um projeto que eu fiz para amigos”, confessou Chung. “Começou a partir de uma estranha conversa filosófica sobre linguagem e como só temos algumas palavras para ‘amor’ e talvez alguns emojis. Mas há um milhão de maneiras diferentes de expressar amor. E não havia como enviar ou comunicar esse tipo de expressões para outras pessoas”, explicou.

Daí nasceu o GIPHY, que basicamente consiste num motor de busca de GIFs. Um GIF é um formato de imagem animado, que quase se assemelha a um pequeno vídeo em loop. Apesar de já existirem desde os anos 80, o seu uso ganhou uma popularidade crescente nos últimos anos.

Quer seja nas redes sociais ou até em meras conversas via chat, os GIFs tornaram-se numa forma comum de transmitir expressões, estados espíritos, emoções e sentimentos — que dificilmente são descritos por palavras.

A GIPHY, como explicou Chung, também se preocupou em licenciar vário conteúdo. Ligas desportivas, estúdios de cinema e de televisão, empresas discográficas, etc. “As pessoas confiam em nós. Servimos 10 mil milhões de imagens por dia. Dá uma nova vida a esse conteúdo”, disse, citado pelo New Atlas.

Ou seja, quando no Messenger, no Twitter ou no Instagram pesquisa para enviar um GIF aos seus amigos, está a utilizar o GIPHY sem se aperceber.

“O objetivo desde o início é ver se poderíamos competir com o Google”, disse Chung. “Não ao organizar a informação do mundo, mas ao organizar a sua expressão e cultura. Era esse o objetivo, e agora, depois de sete anos, somos o segundo maior motor de busca do mundo”.

via GIPHY

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …