SEF surpreendido com medida com “mais de uma década” anunciada por Costa

2

Primeiro-ministro defende que a medida permitirá que turistas entrem já controlados em Portugal e poupem tempo em burocracias. Inspetores alertam que a medida já estava em vigor “há mais de uma década” e não surtiu efeito.

Segundo o Diário de Notícias, os inspetores dos Serviços de Estrangeiro e Fronteiras foram surpreendidos por uma medida anunciada pelo primeiro-ministro português para combater a falta de profissionais no setor.

De acordo com o SEF, a medida “inovadora” anunciada na sexta-feira por António Costa já está em vigor “há mais de um década” e não surtiu os efeitos desejados.

“O SEF vai passar a adotar a prática de ter inspetores embarcados no último porto de origem, de forma a que o controlo se faça ainda a bordo. Isso permitirá aos passageiros já estarem controlados quando acostam em Lisboa”, anunciou António Costa, durante a cerimónia de inauguração do terminal.

No entanto, várias fontes do SEF, incluindo o Sindicato da Carreira de Inspeção e Fiscalização (SCIF), indicam que esta medida já está em vigor “há mais de uma década” e não teve qualquer impacto na falta de inspetores.

O controlo tem sido feito a pedido do operador, em casos “pontuais” – este ano, por exemplo, foram fiscalizados apenas quatro navios com inspetores a bordo – de acordo com a análise de risco feita pelo SEF e a análise operacional do operador do navio.

Além disso, Acácio Pereira, presidente do Sindicato, reafirma que esta é só uma fiscalização “de charme”, uma vez que “não existem equipamentos informáticos portáteis adequados que permitam aos inspetores aceder às bases de dados e cruzar as informações sobre os passageiros. O controlo é feito offline e só quando se chega ao Porto se faz a consulta informática online para completar os processos”.

Para este dirigente sindical “a medida é boa, mas seria preciso potenciá-la e para isso é preciso realmente mais meios humanos e equipamentos”.

A situação piora quando a previsão é de um aumento de turistas em Lisboa para 2018, em resultado da inauguração do novo Porto de Cruzeiros.

A Administração do Porto de Lisboa (APL) prevê em 2018 um crescimento de passageiros na ordem dos 18% (617 mil no total), uma tendência que acompanha também a do aeroporto Humberto Delgado (que cresceu 19,7% entre janeiro e setembro e a estimativa até ao final do ano é de um aumento de 4,5 milhões de passageiros, de acordo com dados da ANA), cuja fiscalização é assegurada pela mesma equipa de inspetores.

ZAP //

2 Comments

  1. este vice de socrates é o maximo em propaganda… sera que leu goebbels ou estaline???? a demagogia esta ao pre3ço da uva mijona e da cara de , deus queira que o mangito do ze povinho lhe acerte na arrogancia!!!

  2. alo marcelo… quantos dias serao precisos mais para por esse vice de socrates no seu lugar?.
    se tens duvidas existencias vai te aconselhar com o sampaio……..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.